Política Sorriso
Wanderley Paulo comenta repercussão internacional no jornal Inglês The Guardian sobre Encontro da Frente Parlamentar em Novo Progresso –PA
Se analisarmos os povos indígenas Americanos percebemos que lá, eles são empresários e mesmo assim cultivam as tradições e é isso que nós desejamos como os nossos irmãos indígenas
26/01/2022 10h15 Atualizada há 3 anos
Por: Redação Fonte: Claudia Sarubo

O vereador Wanderley Paulo, presidente da Frente Parlamentar de Vereadores MT/PA, se mostrou surpreso após o jornal The Guardian na matéria intitulada - Caminho rápido para o desastre? Plano de trem de grãos do Brasil aumenta temores para a Amazônia – publicada em 7 de outubro de 2021, fazer referência ao Encontro da Frente realizado em Novo Progresso- PA nos dias 26 e 27 de agosto que dentre das diversas pautas estava a Ferrogrão e as causas indígenas.

Na fala do parlamentar no evento ele fez comparação entre a comunidade indígena do Brasil e dos Estados Unidos. “ Quando citei que temos que dar oportunidade aos povos indígenas do Brasil, para crescer economicamente investindo no turismo, isso significa eles poderem explorar as terras que pela constituição são pertencentes a eles. Se analisarmos os povos indígenas Americanos percebemos que lá, eles são empresários e mesmo assim cultivam as tradições e é isso que nós desejamos como os nossos irmãos indígenas”, explicou Wanderley Paulo.

https://www.theguardian.com/world/2021/oct/07/brazil-grain-train-amazon-indigenous-soya-beans

Para Wanderley a matéria vem mostrar a importância da Frente Parlamentar em favor de ações para alavancar a região, mencionando que foi a primeira vez que a comunidade indígena Kayapó teve voz e vez e pode para participar dos debates sobre diversos temas dentre eles:  ferrovias, rodovias, regularização fundiária e de garimpos. “ A Frente formada por mais de 25 Câmaras de Vereadores, com aproximadamente 300 vereadores chamou a comunidade indígena para o debate da mesma forma que chamamos todos as cidades envolvidas, pois temos que ter maturidade política, empresarial e social nas ações que visam fomentar o progresso com sustentabilidade”, pontuou.

O   jornal The Guardian foi fundado em 1821, em Manchester, é hoje um dos mais importantes jornais da Inglaterra.