O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), investiu R$ 15 milhões em compra de computadores desktops e notebooks para diversas áreas, desde o nível central até as unidades descentralizadas.
O investimento em Tecnologia da Informação contempla todas as unidades do órgão estadual, sendo o maior aporte em 2,3 mil computadores desktop e 250 notebooks de alta tecnologia.
Uma entrega simbólica foi realizada na manhã de quinta-feira (24.02) pelo secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, em reunião na sede do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), que contou com a presença de gestores das unidades especializadas.
"Por meio da troca de experiências, conseguimos avançar nas melhorais necessárias para a gestão e, consequentemente, para a nossa população. Essas entregas contribuem para o desempenho ainda melhor do servidor, que precisa dessas ferramentas de trabalho", disse o gestor.
A diretora do Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), Jocineide Rita dos Santos, destacou que, embora seja um investimento básico, fará muita diferença no cotidiano da saúde pública.
“Como gestores de unidades especializadas que atendem o público diariamente, temos constatado que tem havido execução de ações e entregas importantes na saúde. Mesmo em plena pandemia, não faltou nada para realizarmos nosso trabalho. O Cermac, por exemplo, está passando por restruturação física de suas instalações, com a construção de nova sede, que está em andamento, além de contratação de mais profissionais”, avaliou a gestora.
O superintendente de Tecnologia da Informação da SES, Luciano Barco, também avalia positivamente o investimento em infraestrutura e reforça a importância da modernização.
“Foram mais de 10 anos sem um investimento substancial em tecnologia da informação na SES, o que impactou diretamente no atendimento aos cidadãos que procuram o Sistema Único de Saúde (SUS). Desta forma, o atual Governo segue a tendência em processo de Governança Digital, ou seja, prover aos cidadãos o acesso digital das informações de Saúde pública”.