Política Política
Câmara entrega Medalha Mietta Santiago nesta quarta-feira
Leonardo Sá/Agência Senado Condecoração é concedida pela Secretaria da Mulher da Câmara A Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira (30), à...
30/03/2022 07h15 Atualizada há 3 anos
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias

A Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira (30), às 10 horas, no Plenário Ulysses Guimarães, sessão solene para entrega da Medalha Mietta Santiago. O evento encerra as comemorações do Mês da Mulher, que neste ano têm como foco os 90 anos da instituição do voto feminino no Brasil.

A sessão será transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal aberto e YouTube).

A Medalha Mietta Santiago é destinada a pessoas, instituições, campanhas, programas ou movimentos de cunho social por iniciativas relevantes em defesa do direito das mulheres no Brasil. A condecoração é concedida pela Secretaria da Mulher e pela Presidência da Câmara.

As agraciadas desta quarta foram escolhidas pela bancada feminina em 2019, mas, devido à pandemia de Covid-19, a entrega da medalha foi adiada.

Conheça as agraciadas:

História
Mietta Santiago é o pseudônimo de Maria Ernestina Carneiro Santiago Manso Pereira. Nascida em Varginha (MG), ela questionou, por meio de um mandado de segurança em 1928, a proibição do voto feminino no Brasil, afirmando que isso violava a Constituição então vigente, que não vetava esse voto. Conseguiu assim o direito de votar e o de concorrer ao cargo de deputada federal.

A medalha
A condecoração anual foi instituída por meio da Resolução 21/17, e regulamentada pelo Ato da Mesa 158/17. A medalha foi criada para homenagear iniciativas relacionadas aos direitos das mulheres e é entregue anualmente em março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.