Cidades Lucas do Rio Verde
Guardas Municipais passam por testes de enquadramento para receber formação em SP
Entre as atribuições, agentes de Lucas do Rio Verde serão treinados para uso de armamento
29/04/2022 08h30 Atualizada há 3 anos
Por: Redação Fonte: Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque

O efetivo da Guarda Civil Municipal de Lucas do Rio Verde realizou, nas últimas semanas, os testes necessários para enquadramento: o Teste de Aptidão Física (TAF), além da avaliação psicológica. Os agentes aprovados passarão por um curso de formação em segurança pública junto à Guarda Civil Municipal de Cotia, em São Paulo.

Entre as atribuições da capacitação, que tem duração de 30 dias, os guardas luverdenses serão treinados para o uso de armamento durante a atuação, conforme o novo estatuto que regulamenta a corporação.

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, o curso será ofertado gratuitamente, por meio da parceria firmada entre a Prefeitura de Lucas do Rio Verde e a Prefeitura de Cotia.

Para a realização do curso, os agentes foram divididos em duas turmas, sendo que a primeira começa a formação em 9 de maio. Em junho, o restante do efetivo realizará o treinamento.

Os agentes não classificados em alguma das etapas de enquadramento terão o período de 12 meses para realização de um novo teste para a devida adequação aos requisitos exigidos para o cargo.

O secretário de Segurança Pública, coronel Cunha, explica que serão inúmeros os benefícios, tanto aos agentes, mas também à população e ressalta que os investimentos para a segurança serão um importante complemento a esse trabalho.

“Com todo o investimento que o Município tem realizado na área, teremos segurança pública de qualidade, que será referência não só no estado de Mato Grosso, mas também para todo o país”, pontuou o secretário.

Novo estatuto

Em março deste, foi aprovada a Lei Complementar nº 222/2022, que cria a Guarda Civil Municipal, instituição de caráter civil, uniformizada e armada, e dispõem sobre a Organização, Estatuto e Plano de Carreira e regulamenta sua atuação no município.