Sistema criado pela Polícia Civil reúne dados de desaparecidos e colabora para a localização de pessoas em MT
Camila Molina e Raquel Teixeira/Polícia Civil-MT Disponível para todas as delegacias do estado, o sistema d...
Fonte:PJC MT
20 de Maio de 2021 as 15h 50min

Camila Molina e Raquel Teixeira/Polícia Civil-MT
Disponível para todas as delegacias do estado, o sistema da Polícia Civil de Mato Grosso sobre desaparecidos é uma ferramenta que reúne informações para auxiliar nas investigações e contribuir para a localização de pessoas.
O sistema Abitus foi criado para atender uma demanda do Núcleo de Pessoas Desaparecidas da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cuiabá e, posteriormente, foi estendido a todas as unidades da Polícia Civil.
![]() |
As informações sobre pessoas desaparecidas estão disponíveis na página https://desaparecidos.pjc.mt.gov.br desenvolvida para dar visibilidade à divulgação e colaborar na localização de pessoas que estão desaparecidas em diferentes cidades de Mato Grosso e também em outros estados
Desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti), dentro dos módulos do sistema Geia, o Abitus faz o controle de pessoas desaparecidas possibilitando o cadastro e acompanhamento dos casos relacionados a desaparecimentos registrados no estado.
O banco de dados é alimentado pelas delegacias de todo o estado, com base nos boletins de ocorrências de desaparecimentos registrados, conforme define a Resolução 064/2020, do Conselho Superior de Polícia.
Segundo o gerente de desenvolvimento de sistemas da Coti, Ricardo Barcelar, além das informações básicas passadas no momento do registro do boletim de ocorrência, como nome, idade e local que a pessoa desapareceu, o sistema também permite a integração de outros dados levantados durante a investigação, entrevistas realizadas, relatório do investigador e informações mais específicas como hábitos da pessoa, se possui alguma doença ou histórico de desaparecimento anterior.
![]() |
"O sistema criado a princípio para atender a demanda de um setor se tornou a ferramenta oficial da Polícia Civil para registro de desaparecidos. Através do sistema é possível fazer o acompanhamento da ocorrência, levantar dados e outras informações relevantes que são passadas periodicamente para Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para formação de estatísticas", explicou.
Ricardo Barcelar ressalta que com as informações reunidas no sistema é possível desenvolver diversos índices estatísticos que podem contribuir para as investigações.
"Avaliando as ocorrências, podemos constatar por exemplo, que quanto mais dias a pessoa está desaparecida, mais difícil se torna a possibilidade de localização", explicou.
Site Desaparecidos
Após a criação do sistema, que inicialmente era de uso interno da Polícia Civil, surgiu a necessidade de uma ferramenta que não ficasse restrita à instituição e funcionasse como forma de divulgação dos desaparecidos para a sociedade.
A ideia era ter um canal que oferecesse a possibilidade de serem passados dados de pessoas desaparecidas, assim como informações que possam auxiliar na localização das vítimas.
![]() |
Através do site, a população pode compartilhar as informações de desaparecidos por meio do aplicativo WhatsApp e também divulgar um cartaz padrão para divulgação de pessoa desaparecida. Com base nas informações inseridas, o sistema gera a divulgação, que pode ser compartilhada em formato de cartaz ou em link para o aplicativo de mensagens.
Além do número de pessoas desaparecidas no estado, o site também mostra os dados de localizados, sendo atualmente 289 pessoas desaparecidas e 732 localizadas.
A manutenção do sistema é realizada pela Coti, porém a alimentação é realizada pelas delegacias do estado, sendo que a unidade policial que cadastra o desaparecido também é responsável por comunicar a sua localização, uma vez que o site expõe para sociedade a informação.
A informação da localização da pessoa fica disponível no site por aproximadamente 15 dias e posteriormente é retirada, com a finalidade de não expor a pessoa localizada desnecessariamente.
![]() |
O delegado titular da DHPP, Fausto Freitas, ressaltou que o Núcleo de Pessoas Desaparecidas vem realizando um importante serviço social e investigativo para a população da região metropolitana, bem como dando assessoramento às unidades do interior. "O Sistema Abitus veio para dar mais agilidade e qualidade aos trabalhos do NPD", destacou.
NPD
O Núcleo de Pessoas Desaparecidas da DHPP de Cuiabá movimenta o maior número de registros de pessoas desaparecidas no estado e também dá apoio, quando necessário, às demais unidades da Polícia Civil do estado
O NPD recebe em média 70 a 75 ocorrências por mês e a maior parte dos casos está relacionada ao desaparecimento de adultos, com idades entre 18 a 64 anos, seguida do desaparecimento de adolescentes, entre 13 e 17 anos de idade.
Entre os meses de janeiro e abril deste ano, o Núcleo de Pessoas Desaparecidas registrou 216 ocorrências de desaparecimento. Deste total, 92,6% foram localizadas, o que corresponde a 200 pessoas encontradas.
Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.
COMENTARIOS
Mais de Policia
Réu é condenado a mais de 40 anos de prisão por estupro e feminicídio
o crime foi cometido em 08 de março de 2020, no Dia Internacional da Mulher
14 de Abril de 2022 as 13h56Em Lucas: ladrões invadem residência, atiram em morador e roubam dinheiro
Vítima está em estado grave no Hospital São Lucas
27 de Janeiro de 2022 as 19h08Cliente joga cerveja em policial e é presa por desacato em Cuiabá; veja o vídeo
Conforme a PM, a cliente apresentava sinais de embriaguez e foi encaminhada à Central de Flagrantes.
12 de Outubro de 2021 as 16h40Após 20 dias de buscas, Lázaro Barbosa é morto pela polícia em Goiás
Governador do estado, Ronaldo Caiado, informou que o homem foi capturado nesta segunda-feira (28); Lázaro trocou tiros com a força-tarefa e foi baleado
28 de Junho de 2021 as 13h54Caso Lázaro: Polícia prende dois acusados de ajudar o Assassino de Ceilândia em fuga que já dura 16 dias
Com um dos acusados foi encontrado um revólver usado por Lázaro e 50 munições. O outro foi flagrado tentando ajudar o psicopata a escapar do cerco montado desde ontem em uma chácara
24 de Junho de 2021 as 21h53Homem é executado no terminal rodoviário em Lucas do Rio Verde
Motociclista teria disparado ao menos quatro vezes e fugido do local
23 de Junho de 2021 as 08h17PM aborda mais de mil motoristas, prende 10 e notifica 239 pessoas por irregularidades no trânsito
Entre quinta(3) e domingo(6), a Polícia Militar intensificou as ações de fiscalização, montou barreiras policiais e abordagens a condutores de veículos nas principais vias urbanas e rodovias estaduais ( MT-251, BR- 364, MT-010, MT- 040) e toda a reg
07 de Junho de 2021 as 20h33Gefron prende três pessoas com 47 kg de drogas no Rio Paraguai
A embarcação se deslocava no sentindo Bolívia/Brasil, com três ocupantes em atitude suspeita
07 de Junho de 2021 as 20h21Homem é baleado e morto no bairro Pioneiro em Lucas do Rio Verde
O rapaz baleado foi socorrido ainda com vida e levado ao Hospital São Lucas
07 de Junho de 2021 as 08h00Quadrilha ataca 2 agências bancárias e faz reféns em cidade no norte de MT (Vídeo)
No assalto, no estilo Novo Cangaço, os criminosos renderam clientes e funcionários, utilizando-os como escudo humano em frente à duas cooperativas de crédito.
04 de Junho de 2021 as 14h02Delegacia Fazendária faz operação em Sinop, Sorriso e Lucas combatendo sonegação de R$ 23 milhões
As empresas constituídas operavam de maneira frenética, com emissão de centenas de notas fiscais em curto espaço temporal, saídas interestaduais de grãos sem o devido recolhimento do tributo e aquisição de soja diretamente de produtores rurais, se
01 de Junho de 2021 as 08h58Força Tática encontra 29 tabletes e 63 porções de maconha dentro de frigobar em Rondonópolis
Equipes da 14ª Companhia de Força Tática de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá) apreenderam na tarde deste ...
24 de Maio de 2021 as 09h20Operação da PM aborda 85 veículos, apreende drogas e prende seis pessoas na Estrada do Manso
A Polícia Militar, por meio de unidades do 1º Comando Regional, deflagrou uma força-tarefa para coibir a cr...
23 de Maio de 2021 as 12h50PM prende sete pessoas e resgata 25 animais em rinha de galo no interior
Policiais militares flagraram sete homens em uma rinha de galo, na tarde de sábado(22), no bairro Jardim das ...
23 de Maio de 2021 as 12h50Operação da PM aborda 85 veículos, apreende drogas e prende seis pessoas em barreira na Estrada do Manso
A Polícia Militar por meio de unidades do 1º Comando Regional deflagrou uma força- tarefa para coibir a c...
23 de Maio de 2021 as 11h50