Política

Defesa da democracia marca evento preparatório de celebração do bicentenário da independência

Ex-presidente da Câmara, Aldo Rebelo criticou "tensionamento" político em torno do próximo 7 de Setembro

Fonte:Agência Câmara de Notícias
02 de Setembro de 2021 as 20h 00min

 Deputada Soraya Santos e o diretor do Correios, Alex do Nascimento, durante o lançamento do selo do bicentenário - (Foto: Reila Maria/Câmara dos Deputados)

Com discursos em defesa da democracia e da unidade do país, parlamentares e historiadores participaram nesta quinta-feira (2) do lançamento do tema de 2021 da série comemorativa da Câmara dos Deputados relativa ao bicentenário da independência do Brasil, que será celebrado em 7 de setembro de 2022.

O tema deste ano é a eleição dos deputados brasileiros às Cortes de Lisboa, que ocorreu em 1821 e representou as primeiras eleições gerais em território brasileiro. Esse fato histórico está sendo lembrado por meio dos lançamentos de um selo dos Correios e de um livro, além de uma exposição.

Várias autoridades acompanharam a cerimônia virtual e presencialmente. Ao destacar a importância do resgate histórico para a compreensão da realidade brasileira, o ex-presidente da Câmara, Aldo Rebelo, criticou o atual contexto de "tensionamento" político em torno do próximo dia da independência.

“O 7 de setembro deveria ser um momento de confraternização de todos os brasileiros, independentemente de suas posições políticas e ideológicas. Mas nós saímos às ruas para o conflito. Então, algum tipo de desorientação grave assola a nossa pátria. E essa Câmara dos Deputados, berço da democracia no Brasil, tem a tarefa de gestos e atos de sentido educativo: celebrar o passado tem a ver com o presente e principalmente com o futuro”, disse Aldo Rebelo.

Ele também criticou recentes ataques a monumentos e imagens de líderes do passado, tanto do esquerdista Carlos Marighela quanto do navegador português Pedro Álvares Cabral ou do bandeirante Borba Gato. Segundo ele, não se deve destruir a história só por estar em conflito com crenças do presente.

Aldo Rebelo: “O 7 de setembro deveria ser um momento de confraternização de todos
Aldo Rebelo: “O 7 de setembro deveria ser um momento de confraternização de todos - (Foto: Reila Maria/Câmara dos Deputados)

Na mesma linha, a deputada Soraya Santos (PL-RJ) lembrou o histórico “poder de articulação” de lideranças nacionais do passado para a garantia de um “Brasil independente, harmônico e promissor”. O deputado Gustavo Fruet (PDT-PR) ressaltou o sentido coletivo dos símbolos nacionais.

“Nesse momento de tensionamentos, crises, radicalizações, extremismos e negacionismos, mais do que nunca, é necessário reafirmarmos os valores que marcaram a história do Brasil e registrar que símbolos, como a bandeira e a data de 7 de setembro, não pertencem a um governo. São símbolos que pertencem à nação brasileira e ao seu povo”, afirmou Gustavo Fruet.

Cortes de Lisboa
Coube ao deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) a explicação da escolha das Cortes de Lisboa como tema deste ano nas preparações para o bicentenário da independência do Brasil. Lafayette é descendente do “patriarca da independência”, José Bonifácio de Andrada e Silva.

Em 1821, 90 deputados brasileiros foram eleitos para atuarem na Assembleia Constituinte convocada após a Revolução do Porto. No entanto, apenas 40 parlamentares viajaram a Portugal e enfrentaram resistência aos interesses brasileiros. As Cortes de Lisboa fortaleceram a percepção de que era preciso cortar os laços com o reino rumo à independência do Brasil.

Deputado Lafayette de Andrada, descendente do “patriarca da independência”
Deputado Lafayette de Andrada, descendente do “patriarca da independência” - (Foto: Reila Maria/Câmara dos Deputados)

Essa história é detalhada no livro “Primeiras Eleições Gerais no Brasil”, escrito pelo consultor legislativo José Theodoro Menck e disponível na Livraria da Câmara (livraria.camara.leg.br) ou em versão digital para download gratuito nas lojas Amazon, Apple, Google e Kobo.

7 de Setembro
O jornalista e historiador Eduardo Bueno ressaltou a importância desse fato histórico para o reforço da unidade democrática do Brasil ontem e hoje.

“Não pode haver uma conspurcação desse 7 de setembro. Esse 7 de setembro é nosso, é de todos nós. Esses 200 anos da independência são nossos: nós somos os proprietários e artífices da nossa história. É isso que esses 200 anos das Cortes de Lisboa nos trazem como lição”, disse Bueno.

Para o coordenador da Comissão Especial do Bicentenário da Independência, deputado Enrico Misasi (PV-SP), o resgate histórico permite projetar o país para o futuro.

“A história de um pais, em constante construção, é a nossa memória coletiva, para que a gente sempre esteja relembrando os motivos, as razões, os fatos e os acontecimentos que nos fizeram estar aqui hoje e ser uma comunidade política no tempo e no espaço. É só a partir dessa consciência do passado que a gente pode compreender o nosso presente e, portanto, vislumbrar um futuro”, observou o deputado.

Deputado Enrico Misasi (C) entre o historiador Theodoro Mensk e a deputada Caroline de Toni
Deputado Enrico Misasi (C) entre o historiador Theodoro Mensk e a deputada Caroline de Toni - (Foto: Reila Maria/Câmara dos Deputados)

Durante a cerimônia, a deputada Caroline de Toni (PSL-SC) defendeu propostas de inclusão de D. Pedro II e as princesas Leopoldina e Isabel no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria. O deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP) fez discurso em defesa do nacionalismo.

Das celebrações do bicentenário das Cortes de Lisboa também participaram o presidente da Academia Brasileira de Letras, Marcos Lucchesi, e a ministra conselheira Sandra Magalhães, representando a Embaixada de Portugal.

Eventos
Uma exposição sobre a Revolução do Porto e da presença do Brasil nas Cortes de Lisboa integra as celebrações deste ano. As obras foram montadas em dos corredores de acesso ao Plenário da Câmara.

Desde 2017, a Câmara promove eventos anuais com foco nos fatos históricos que antecederam o bicentenário da independência. Assim, já foram celebrados os bicentenários da chegada de Dona Leopoldina ao Brasil, em 2017; da aclamação de D. João VI como monarca do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve, em 2018; do retorno ao Brasil do conselheiro José Bonifácio de Andrada e Silva, em 2019; e da Revolução Constitucionalista do Porto, em 2020.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Política

Política

Projeto de valorização da família pode promover proteção social, dizem especialistas

Gustavo Sales/Câmara dos Deputados Carmen Zanotto é relatora do projeto Especialistas ouvidos pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câm...

21 de Outubro de 2021 as 21h30

Política

Trabalho dos profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional é tema de debate

Breno Esaki/Agência Saúde DF Fisioterapeuta atende paciente com sequelas pós-covid A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputa...

21 de Outubro de 2021 as 20h45

Política

Comissão aprova limite a pagamento de precatórios e mudanças no teto de gastos

Najara Araujo/Câmara dos Deputados Texto aprovado é o substitutivo do relator, Hugo Motta A comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou, po...

21 de Outubro de 2021 as 20h30

Política

Girão comemora rejeição da chamada PEC da Vingança

Em pronunciamento nesta quinta-feira (21), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) disse que foi uma vitória da sociedade a rejeição, pelos deputados ...

21 de Outubro de 2021 as 19h30

Política

Vai à Câmara projeto de ajuda de R$ 2 bilhões para santas casas e hospitais filantrópicos

O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (21) o PL 1.417/2021, projeto de lei que prevê repasse de R$ 2 bilhões para ajudar santas casas e h...

21 de Outubro de 2021 as 19h30

Política

Dário Berger: Sistema Nacional de Educação será a maior política educacional do Brasil

Em pronunciamento, nesta quinta-feira (21), o senador Dário Berger (MDB-SC) anunciou que já protocolou na Comissão de Educação (CE) o relatório fin...

21 de Outubro de 2021 as 19h30

Política

Amin registra os 109 anos do Combate do Irani, marco inicial da Guerra do Contestado

Em pronunciamento, nesta quinta-feira (21), o senador Esperidião Amin (PP-SC) registrou que amanhã, 22 de outubro, se completam 109 do Combate do I...

21 de Outubro de 2021 as 19h15

Política

Alvaro Dias destaca ações que impetrou no Supremo contra decisões do Congresso

Em pronunciamento, nesta quinta-feira (21), o senador Alvaro Dias (Podemos-PR) prestou contas de diversos mandados de segurança e ações diretas de ...

21 de Outubro de 2021 as 19h00

Política

Comissão debate direito à cultura alimentar no Brasil

Rovena Rosa/Agência Brasil Comissão quer debater uma política de cultura alimentar para o Brasil A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados re...

21 de Outubro de 2021 as 18h45

Política

Especialistas temem impactos das mudanças climáticas na América do Sul

Fernando Frazão/Agência Brasil 2021 está entre os anos mais quentes da história Especialistas demonstraram preocupação com os impactos socioeconô...

21 de Outubro de 2021 as 18h45

Política

Comissão promove debate sobre o tratamento da amiloidose no Brasil

Depositphotos Não há registro no Brasil de medicamento para estágios não iniciais da doença A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Def...

21 de Outubro de 2021 as 18h30

Política

Senadores voltam a defender derrubada do veto à distribuição de absorventes

A líder da Bancada Feminina, senadora Simone Tebet (MDB-MS), cobrou a votação urgente do veto parcial (VET 59/2021) ao projeto que garante a distri...

21 de Outubro de 2021 as 18h15

Política

Paim: STF fez justiça ao derrubar dispositivos da reforma trabalhista

Em pronunciamento, nesta quinta-feira (21), o senador Paulo Paim (PT-RS) saudou a decisão do Supremo Tribunal Federal de declarar inconstitucionais...

21 de Outubro de 2021 as 18h00

Política

Comissão discute problemas na distribuição da alimentação escolar às famílias durante pandemia

SEED/Paraná Alimentos da agricultura familiar adquiridos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar A Comissão de Fiscalização Financeira e Co...

21 de Outubro de 2021 as 17h45

Política

Comissão debate adoção por famílias acolhedoras

Najara Araujo/Câmara dos Deputados Carla Dickson é relatora da proposta A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados promove...

21 de Outubro de 2021 as 17h45

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO