Política

Especialistas apontam falhas em proposta de Zoneamento Socioeconômico Ecológico

Foto: Helder Faria O modelo de Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSSE) proposto pelo governo de Mato Gro...

Fonte:ALMT
05 de Maio de 2021 as 09h 20min

Foto: Helder Faria

O modelo de Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSSE) proposto pelo governo de Mato Grosso foi criticado por lideranças políticas e especialistas ligados ao setor agrícola e agropecuário. O assunto foi abordado, neste sábado (1º), durante uma live promovida pela rádio Rota FM de Alta Floresta e transmitida ao vivo para 18 municípios da região norte. 

O deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) alertou sobre a complexidade do tema e das consequências, caso a proposta original seja mantida.  "O maior problema ambiental não está nas propriedades rurais, pelo contrário, nossos produtores são exemplos para o mundo quando o assunto é preservação e sustentabilidade. A falta de saneamento básico e a ausência da correta destinação do lixo doméstico são os maiores inimigos da natureza", afirma, acrescentado que o setor produtivo é o maior interessado na preservação ambiental.

"Você não danifica o lugar de onde retira o sustento de sua família. O que eu vejo é um discurso com explícito viés político. Aliás, essa parece ser a especialidade de alguns agentes políticos. Primeiro eles criam as dificuldades e logo em seguida surgem como os "salvadores da pátria". Uma tremenda hipocrisia que vem se arrastando por décadas", afirma Dal Molin, ao lamentar o longo período em que o Zoneamento Socioeconômico Ecológico vem sendo discutido em Mato Grosso.

 Antes de encerrar sua participação, o deputado estadual demonstrou preocupação quanto ao número de ações judiciais movidas contra o setor produtivo.

"É preciso ampliar a discussão em torno do tema, verificar in loco as localidades demarcadas, baseando a proposta em pesquisas e estudos científicos. Caso contrário, estaremos dando oportunidade de algum promotor ou juiz ‘iluminado’ vir aqui e acabar com tudo (...) é necessário garantir a segurança jurídica do início ao fim", avalia.

Para o economista e consultor técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Amado de Oliveira Filho, o zoneamento precisa ser conceituado amplamente atendendo a classe e também ao consumidor final da produção agropecuária.

"A equipe responsável pela proposta inicial do zoneamento precisa despir-se de sentimentos ideológicos. Tem que repensar a ocupação do território formado por 24 milhões de hectares de pastagens e outros quase 10 milhões de áreas agricultáveis e em plena produção", esclarece.

Segundo o especialista, o contrato internacional - firmado na década de 70 - de criação da lei de Zoneamento Socioeconômico Ecológico custou aos cofres públicos o equivalente a US$ 30 milhões de dólares.

Passados quase 50 anos, a proposta passou por inúmeras revisões, mas em nenhuma delas recebeu parecer conclusivo.

"Desde a década de 70 a gente vem debatendo a mesma coisa. Em 2008 ‘rodamos’ o estado inteiro. Ao final tudo isso representa custos às instituições, ao produtor e a sociedade como num todo (..) se não revolvermos isso, um dia a União pode virar ao Estado e dizer; olha você não regulamentou isso e, portanto, está com uma pendência que te impede de receber repasses constitucionais",

Em abril de 2011 o, à época, governador Silval Barbosa chegou a sancionar o substantivo 3 que deu origem a Lei Estadual 9.523/2011 instituindo o Zoneamento Socioeconômico de Mato Grosso. Porém, os efeitos da lei foram suspensos por uma liminar concedida pelo juízo da Vara Especializada do Meio Ambiente de Cuiabá sob justificativa de que a norma trazia consigo uma série de erros e inconsistências técnicas.

Em 2018, foi apresentada uma nova proposta e devido a ausência de informações ela acabou não sendo aceita pela comissão de zoneamento", relembrou a gestora do Núcleo Técnico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Lucélia Denise Avi.

A consultora revelou ainda que, em 2020, a comissão foi novamente surpreendida com uma nova proposta, no entanto, com conteúdo muito similar a anterior.

"Essa proposta tem alguns problemas seríssimos a cerca dos nomes e especificações de cada categoria (...) praticamente toda região de vocês [norte de Mato Grosso] está delimitada como agricultura familiar e dentro dessas diretrizes não está prevista outro tipo de atividade como a agropecuária semi-intensiva e nem a agricultura tecnificada. Outro ponto que requer atenção é a extensão da faixa territorial definida como área de manejo florestal e de silvicultura", pontua a especialista ao defender a expansão das pequenas propriedades.

"Não somos contra a agricultura. Muito pelo contrário, somos incentivadores para que ela cresça, se desenvolva e garanta uma renda melhor ao pequeno produtor", concluiu.

Também participaram do debate o vereador por Alta Floresta, Luciano Silva (Pode) e o presidente do Sindicato Rural de Colíder, Ronaldo Vinha.

Fonte: ALMT

Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Política

Política

Governo defende novo regime de contratações; oposição teme precarizar serviço público

23 de Junho de 2021 as 00h30

Política

Pacheco e Simone Tebet discutem retomada da Comissão da Violência contra a Mulher

A líder da bancada feminina no Senado, Simone Tebet (MDB-MS), reuniu-se nesta terça-feira (22) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para di...

22 de Junho de 2021 as 23h00

Política

Prorrogação de regras de reembolso de eventos está na pauta desta quarta-feira

A sessão remota do Plenário do Senado desta quarta-feira (23), marcada para as 16h, tem a Medida Provisória (MP) 1.036/2021 como primeiro item da p...

22 de Junho de 2021 as 21h30

Política

CPI da Pandemia entra em nova fase de investigação, afirma Randolfe

O vice-presidente da CPI da Pandemia, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou nesta terça-feira (22) que uma nova frente se abre na comissão:...

22 de Junho de 2021 as 21h00

Política

Eduardo Girão critica parcialidade da CPI da Pandemia

Em pronunciamento nesta terça-feira (22), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) lamentou que o relator da CPI da Pandemia, senador Renan Calheiros (...

22 de Junho de 2021 as 20h45

Política

Aprovado texto original de MP editada durante crise do oxigênio medicinal

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (22), por 52 votos contra 23, o texto original da Medida Provisória (MP) 1.033/2021, que concede est...

22 de Junho de 2021 as 20h45

Política

Câmara aprova projeto que autoriza BC a receber remuneração por depósitos voluntários

Em ação coordenada, deputados de vários partidos de oposição se revezaram nos microfones com críticas ao governo federal

22 de Junho de 2021 as 20h00

Política

Paim pede que Câmara aprove projeto de quebra de patentes para covid-19

Em pronunciamento nesta terça-feira (22), o senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu que a Câmara dos Deputados aprove o PL 12/2021, projeto de lei de s...

22 de Junho de 2021 as 19h45

Política

Deputados aprovam regime de urgência para cinco propostas; e sessão é encerrada

Autor da proposta lembra que grandes eventos culturais garantem a sobrevivência de trabalhadores e municípios

22 de Junho de 2021 as 19h45

Política

Deputados aprovam regime de urgência para cinco propostas

Autor da proposta lembra que grandes eventos culturais garantem a sobrevivência de trabalhadores e municípios

22 de Junho de 2021 as 19h15

Política

Confúcio defende acesso a celulares e internet para estudantes pobres

Em pronunciamento nesta terça-feira (22), o senador Confúcio Moura (MDB-RO) ressaltou que a pandemia deixou evidentes as desigualdade do país no qu...

22 de Junho de 2021 as 18h45

Política

Câmara aprova projeto que autoriza BC a receber remuneração por depósitos voluntários; acompanhe

Em ação coordenada, deputados de vários partidos de oposição se revezaram nos microfones com críticas ao governo federal

22 de Junho de 2021 as 18h30

Política

Câmara aprova suspensão das metas de entidades com o SUS até o fim deste ano

Matéria volta ao Senado, pois sofreu alterações

22 de Junho de 2021 as 18h30

Política

Organizadores do Carnaval e do São João pedem auxílio emergencial para salvar empregos

Autor da proposta lembra que grandes eventos culturais garantem a sobrevivência de trabalhadores e municípios

22 de Junho de 2021 as 18h30

Política

Câmara aprova suspensão das metas de entidades com o SUS até o fim deste ano; acompanhe

Matéria volta ao Senado, pois sofreu alterações

22 de Junho de 2021 as 18h30

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO