Política

Senadores desejam sorte a atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos de Tóquio

No dia em que foram abertos oficialmente os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, senadores se manifestaram e desejaram boa sorte aos atletas que re...

Fonte:Agência Senado
23 de Julho de 2021 as 17h 15min

Ketleyn Quadros e Bruninho carregam a bandeira brasileira durante a cerimônia de abertura dos Jogos - Rodolfo Vilela/rededoesporte.gov.br

No dia em que foram abertos oficialmente os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, senadores se manifestaram e desejaram boa sorte aos atletas que representam o Brasil na competição. A cerimônia de abertura aconteceu nesta sexta-feira (23), no Estádio Olímpico de Tóquio, com um ano de atraso em razão da pandemia da covid-19.

Ao todo, são mais de 11 mil atletas de 204 países. A delegação do Brasil, segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), conta com 302 atletas, que vão participar de 35 modalidades diferentes. É a maior quantidade de competidores já enviada pelo Brasil às Olimpíadas.

A senadora Leila Barros (PSB-DF), que integrou a seleção brasileira de vôlei em três edições dos jogos — Barcelona 1992, Atlanta 1996 e Sidney 2000 — e foi medalhista de bronze em duas delas, classificou esta edição como “a Olimpíada da superação e da esperança”. Para ela, o cancelamento de competições e eventos de teste pode ter prejudicado a parte física e técnica dos atletas, mas essas dificuldades não vão impedi-los de fazer o seu melhor.

— Certamente foi a preparação mais desafiadora a que esses atletas tiveram que se submeter no último ciclo olímpico. Ninguém tem dúvida de que foi difícil para todos eles. Certamente se perde um pouco na questão física, um pouco na questão técnica, mas se ganha muito na questão emocional, porque eles exercitaram demais a resiliência, a persistência, e isso certamente vai ser muito importante para que cada atleta consiga desenvolver o seu melhor nesta Olimpíada — disse Leila à Agência Senado.

A senadora lembrou a tradição do Brasil em esportes como o vôlei, o judô e a vela, mas também disse acreditar que os atletas possam surpreender em outras modalidades, justamente pela questão emocional e da superação. Ela declarou sua torcida por todos os atletas brasileiros e ressaltou que está muito orgulhosa deles.

O senador Romário (PL-RJ), medalha de prata pela seleção brasileira de futebol nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, e artilheiro daquela competição, com sete gols, também desejou sorte aos atletas do Brasil. Pelas redes sociais, o senador, que ainda guarda o título de maior artilheiro da seleção brasileira em uma única edição dos Jogos Olímpicos, compartilhou uma imagem com os nomes dos atletas brasileiros e uma mensagem de motivação.

“Hoje [sexta-feira] acontece a abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, e esses são os brasileiros que vão representar o nosso país na competição. São mais de 300 atletas! Fica aqui minha homenagem e minha torcida para que todos vocês consigam uma medalha. Orgulho máximo!”, disse o senador pelo Instagram.

Abertura

A abertura dos Jogos, que aconteceu no Estádio Olímpico de Tóquio, reuniu líderes como o imperador japonês Naruhito e o presidente francês Emmanuel Macron. A primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, representou seu país na cerimônia. O Brasil foi representado pelo ministro da Cidadania, João Roma. Alguns jogos já haviam ocorrido antes da abertura, mas a cerimônia desta sexta-feira marca o início oficial das competições.

“Com os cuidados necessários, diante da pandemia de coronavírus, começa hoje [sexta-feira], oficialmente, na capital japonesa, o maior evento esportivo do planeta. As Olimpíadas, além das competições, mostram ao mundo a exemplar confraternização entre todos os povos. Na torcida por uma vitoriosa participação da delegação brasileira”, afirmou o senador Jader Barbalho (MDB-PA) pelo Twitter.

Durante a abertura, o Brasil optou por participar com apenas quatro pessoas, quantidade mínima exigida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), para preservar a saúde da delegação. O cuidado com a saúde dos atletas foi elogiado pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE).

“A delegação brasileira mostra no Japão que o Brasil é melhor que Bolsonaro. Com poucas pessoas e respeitando o distanciamento, os brasileiros se destacaram na abertura dos Jogos Olímpicos nesta manhã”, comemorou.

Os dois atletas escolhidos para carregar a bandeira do Brasil foram Ketleyn Quadros, primeira brasileira a ganhar uma medalha no judô, em Pequim 2008, Bruno Rezende, o Bruninho, capitão da seleção masculina de Vôlei.

Os dois atletas escolhidos para carregar a bandeira do Brasil foram Ketleyn Quadros, primeira brasileira a ganhar uma medalha olímpica no judô, em Pequim 2008, e primeira brasileira a conquistar uma medalha olímpica em competições individuais; e Bruno Rezende, o Bruninho, capitão da seleção masculina de Vôlei.

“Todo sucesso do mundo aos bravos atletas brasileiros que representarão nosso país nas Olimpíadas de Toquio. Parabéns para os atletas Bruninho e Ketleyn Quadros, que receberam a honrada missão de carregar nossa bandeira. Bom demais ver a Ketleyn, mulher negra, medalhista, nessa posição”, afirmou a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) pelo Twitter.

O senador Lasier Martins (Podemos-RS) também desejou sorte aos brasileiros na competição. “Durante 16 dias, cerca de 11 mil atletas de aproximadamente 200 países estarão competindo por quebra de recordes e conquista de medalhas. O Brasil conta com a maior delegação já enviada a uma Olimpíada no exterior. Desejo sorte”, disse o senador pelas redes sociais.

Novos tempos

Referências à pandemia estiveram presentes ao longo de toda a cerimônia de abertura, que mostrou a dificuldade dos atletas na preparação, trouxe homenagens aos profissionais de saúde e um minuto de silêncio para relembrar as vítimas da covid-19.

“Depois de um ano de adiamento, as Olimpíadas de Tóquio enfim começaram oficialmente nesta sexta-feira. Em uma cerimônia de abertura mais enxuta e sem público, o Japão encantou com uma mensagem de união, superação e esperança em tempos de pandemia de coronavírus”, publicou o senador Alvaro Dias (Podemos-PR).

Além de delegações menores, o evento de abertura teve coreografias reduzidas, com menos dançarinos, como forma de se adaptar à realidade atual vivida pelo mundo.

“É o maior evento esportivo do planeta de um jeito diferente, num período de pandemia. Era para ter acontecido no ano passado e está sendo realizado apenas agora. Desejo sorte e sucesso aos atletas, principalmente aos brasileiros, que terão a nossa torcida”, disse o senador Omar Aziz (PSD-AM) pelo Twitter.

Ao citar um trecho da música Imagine, dos Beatles, que fez parte da abertura dos Jogos, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) desejou um bom desempenho aos atletas.

“‘Imagine all the people sharing all the world [imagine todas as pessoas compartilhando todo o mundo]’. Desejo aos atletas brasileiros um excelente desempenho! Foram muitos os desafios enfrentados por vocês para estarem nesta Olimpíada”, afirmou o senador.

O senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) também disse estar torcendo pelo Brasil e citou os atletas alagoanos que participam da competição. “Quem está acompanhando as Olimpíadas de Tóquio? Por aqui estamos de olho e torcendo muito pelo Brasil e pelos alagoanos e alagoanas que estão na competição! Bruna Oliveira, Maurício Borges, Geyse Ferreira, Marta Silva, Duda Arakaki e Luiz Maceió, vocês já são vencedores!", declarou ele.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Política

Política

Presidente do INSS diz que prazos de concessão de benefícios devem ser normalizados a partir de janeiro

Michel Jesus/Câmara dos Deputados Leonardo Rolim afirmou que compromisso foi assumido perante o Supremo O presidente do Instituto Nacional do Seg...

15 de Outubro de 2021 as 18h15

Política

Comissão aprova pagamento do 13º salário em dobro aos segurados da Previdência Social

Cleia Viana/Câmara dos Deputados Flávia Morais: medida é importante para estimular a recuperação econômica A Comissão de Seguridade Social e Famí...

15 de Outubro de 2021 as 18h00

Política

Senado pode votar subsídio para gás de cozinha

O Plenário do Senado se reúne na próxima terça-feira (19), quando poderá votar o projeto de lei que prevê subsídios para a compra de botijões de gá...

15 de Outubro de 2021 as 17h45

Política

Entidades afirmam que fala de ministro representa retrocesso no ensino de pessoas com deficiência

Michel Jesus/Câmara dos Deputados Rodrigo Hubner disse que a educação inclusiva é benéfica para todos Recentemente, o ministro da Educação, Milto...

15 de Outubro de 2021 as 17h45

Política

Comissão considera incompatível financeiramente dedução do IR para doações a programas de alfabetização

Cleia Viana/Câmara dos Deputados Votação seguiu o parecer do relator, Felipe Rigoni A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados c...

15 de Outubro de 2021 as 17h45

Política

CRA vai debater risco de falta de insumos para o plantio da safra 2021/2022

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) tem reunião semipresencial, na quinta-feira (21), às 8h, para debater o risco de falta de insumos...

15 de Outubro de 2021 as 17h30

Política

Comissão debate fortalecimento do sistema de auditoria do SUS

Marcelo Casal Jr./Agência Brasil Denasus auxilia na gestão do Sistema Único de Saúde A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Depu...

15 de Outubro de 2021 as 17h00

Política

Deputadas pedem aprovação de projeto que reconhece charge e grafite como manifestações culturais

Gustavo Sales/Câmara dos Deputados Benedita da Silva pediu a aprovação da proposta, de sua autoria Em audiência da Comissão de Cultura da Câmara ...

15 de Outubro de 2021 as 17h00

Política

Ativistas e criadores divergem sobre projeto que transforma animais em sujeitos de direito?

Aspectos jurídicos do Projeto de Lei 6054/19, conhecido como “PL animal não é coisa”, colocaram em lados opostos, nesta sexta-feira (15), ativistas...

15 de Outubro de 2021 as 17h00

Política

Senadores destacam Dia do Professor e cobram melhores condições para a profissão

O Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro, foi lembrado por vários senadores nas redes sociais. Eles parabenizaram os professores, defenderam...

15 de Outubro de 2021 as 16h45

Política

Câmara pode votar na terça-feira proposta que altera composição do CNMP

Cleia Viana/Câmara dos Deputados Sessão do Plenário da Câmara dos Deputados A Câmara dos Deputados pode votar na terça-feira (19) a Proposta de E...

15 de Outubro de 2021 as 16h45

Política

Comissão aprova gratuidade de segunda via de documentos para idosos de baixa renda

Gustavo Sales/Câmara dos Deputados Luis Miranda restringiu o benefício aos inscritos no CadÚnico A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara do...

15 de Outubro de 2021 as 15h45

Política

Projeto cria plano para enfrentar os efeitos da pandemia na educação

Aguarda votação em Plenário o projeto de lei que institui o Plano Nacional de Enfrentamento dos Efeitos da Pandemia de Covid-19 na Educação. O proj...

15 de Outubro de 2021 as 15h45

Política

Comissão aprova reserva de 10% vagas de estágio para pessoas com deficiência na administração pública

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Eduardo Barbosa quer evitar retrocesso na política de cotas A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas co...

15 de Outubro de 2021 as 15h30

Política

Senado poderá ter Frente Parlamentar para continuar o trabalho da CPI da Pandemia

O Senado vai analisar a criação de uma Frente Parlamentar que dará continuidade ao trabalho da CPI da Pandemia, recebendo novas denúncias e monitor...

15 de Outubro de 2021 as 15h30

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO