Política

TV Senado estreia nova programação em homenagem ao bicentenário da Independência

O Senado Federal está realizando uma série de ações em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. No âmbito dessas celebrações, a TV Sena...

Fonte:Agência Senado
05 de Agosto de 2022 as 15h 30min

A jovem líder indígena Txai Suruí é uma das entrevistadas da série 'Que Brasil é este?', da TV Senado - Agência Senado

O Senado Federal está realizando uma série de ações em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. No âmbito dessas celebrações, a TV Senado iniciou o mês de agosto com a estreia de uma nova programação que, além de tratar do tema em suas entrevistas e reportagens, traz também a estreia de novos programas e documentários, além da adoção de uma identidade visual especial em alusão ao bicentenário. 

Entre os programas está a série de entrevistas Que Brasil é este?, com a participação de pensadores e lideranças que analisamos país em conversa com a jornalista Renata de Paula, da TV Senado. A grade tem ainda estreias como o É assim que a gente fala!, com o jornalista Fernando Rocha, sobre curiosidades dos sotaques e das bandeiras de cada estado. Além disso, a TV Senado está dedicando boa parte da sua grade a serviços com informações sobre as eleições. 

Na avaliação da diretora-geral da Casa, Ilana Trombka, o Senado tem assumido sua responsabilidade como instituição pública ao fazer uma programação de celebração que leve a sociedade a não apenas refletir sobre todo processo que culminou com a independência do Brasil e os seus efeitos até hoje. Para ela, é uma oportunidade também para lançar um olhar em direção ao país que se quer nos próximos 200 anos.

— E a gente precisa compartilhar essa reflexão. E aí vai nossa posição quanto Senado Federal, enquanto órgão público, quanto instituição, como membro do Poder Legislativo. Nós somos a representação e portanto é também nossa obrigação compartilhar, ter iniciativas para levar a todos e todas as reflexões sobre os 200 anos e por isso temos projetos que circulam o Brasil, tanto virtualmente, como fisicamente. Para motivar outros para essa reflexão — enfatizou. 

A diretora da Secretaria de Comunicação Social do Senado (Secom), Érica Ceolin, observou que a TV Senado não poderia “ficar de fora desse espírito cívico que está presente fortemente nesse segundo semestre”. Para ela, a credibilidade da emissora reforça o papel institucional de levar informação e conhecimento de qualidade, destacando a importância desses eventos para a história do país. A diretora destaca que a TV Senado tem contribuído para distribuir notícias confiáveis, que contrapõem a boatos que se propagam pela internet.

— Somos procurados para as pessoas saberem se dada informação é verdadeira, se é de fato confiável. Então a gente tem a possibilidade de fazer chegar a informação a muito mais pessoas, um blog no Norte do país, uma rede social que queira reproduzir o programa. Não vai ter custo e pode pegar informação da TV Senado e multiplicar — disse Érica, referindo-se ao papel da TV Senado de distribuir a outros canais de comunicação pelo país os conteúdos produzidos no Senado. Por isso, é natural que a TV Senado contribua também para a reflexão que acompanha o bicentenário da independência.

Segundo o diretor da TV Senado, Érico da Silveira, essa nova programação tem sido pensada desde o ano passado com o objetivo de estudar o processo histórico de independência e desenvolvimento do país a partir do bicentenário. 

— São estúdios e cenário novos e também toda modernização da nossa identidade visual. Já está no ar a nossa interprogramação também, que é o que corresponde ao nosso intervalo comercial. Ela está totalmente renovada: vinhetas, aberturas, campanhas, tudo está de cara nova. Eu destaco, na interprogramação, os programas curtos que são muito bons para uso na televisão e também em redes sociais. Nesses programas curtos eu queria destacar os programas documentais que a gente fez em animação e que enfatizam o momento histórico da independência (…) Essa nova programação da TV Senado está bem preocupada em falar com o Brasil bem lá nos estados, onde o Brasil acontece, se aproximando mais da população. Nada melhor para comemorar esses 200 anos do que falar de perto com a população do Brasil — disse Silveira. 

Olhar sobre o Brasil

Novo programa de entrevistas, a série Que Brasil é este?  apresenta o olhar de líderes e pensadores sobre os 200 anos da independência, com um olhar para o acontecimento histórico. Relatos de época mostram que a independência não se parece nada com o que foi retratado no consagrado quadro do pintor Pedro Américo, O Grito do Ipiranga (ou Independência ou Morte): Dom Pedro I elegantemente vestido, cercado de guardas que viriam a se tornar os Dragões da Independência.

Os entrevistados falam sobre o que realmente aconteceu em 7 de setembro de 1822, o contexto histórico do país que nascia, e o protagonismo de uma mulher, a imperatriz Leopoldina, praticamente apagado da história. Tratam também das consequências que o país enfrenta até hoje em função do modelo econômico e cultural baseado na monocultura sustentada por trabalho escravo. Democracia, política, esporte, direitos humanos, povos indígenas e a felicidade do brasileiro também estão presentes nas entrevistas de Renata de Paula.

A jornalista entrevistou os escritores Laurentino Gomes, Lucas Figueiredo e José Roberto Torero, a empresária Luiza Trajano, a jovem liderança indígena Txai Suruí, o neurocientista Sidarta Ribeiro, a filósofa Sueli Carneiro e a esportista Ana Moser, entre outros. A série vai ao ar toda segunda-feira, às 20h, com reprise às sextas-feiras, às 21h. 

Sotaques

Já o É Assim que a Gente Fala! é um programa de dois minutos, produzido em parceria com o jornalista Fernando Rocha. Num primeiro momento o programa fala sobre o sotaque próprio de cada estado brasileiro. Depois, em outros episódios, trata sobre a história das bandeiras de cada uma das 27 unidades federativas.

Em tom bem humorado, o jornalista Fernando Rocha conversa com nativos de cada estado pra descobrir as peculiaridades que fazem do Brasil um país tão diverso. A série será exibida nas divisões dos três turnos, com cerca de cinco inserções diárias. Ele explicou como foi a experiência de fazer essa série. 

—  Toda nossa equipe está muito feliz de participar desse projeto, que é uma investigação da forma de falar em cada canto deste país. A gente encontrou muitas surpresas. Uma delas foi perceber, por exemplo, que o sotaque nordestino não é um só. Ele tem muita variedade. Brasília, nossa capital, tem sotaque sim. O Espírito Santo também tem o seu sotaque. A gente descobriu que 'égua' é quase uma vírgula lá nos estados do Norte, mas existe 'égua' também em Santa Catarina, no Sul do Brasil. A gente encontrou gente muito orgulhosa de falar desse patrimônio imaterial que é o nosso jeito de falar — afirmou o jornalista. 

Campanha Bicentenário

A nova campanha institucional da TV Senado também tem como foco a independência do Brasil. Dirigidas pelo cineasta e servidor Jimi Figueiredo, as cinco peças de 30 segundos apresentam personagens da nossa história e contam de maneira lúdica como eles estão relacionados ao processo de independência do país. Maria Quitéria, Leopoldina e Dom João são algumas das figuras históricas que são retratadas nos programas.

Documentários

A TV Senado ainda estreia uma nova temporada de documentários que discutem o Brasil, da sua história até sua contemporaneidade. Filmes como Conterrâneos Velhos de Guerra e o premiado Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos compõem a programação neste segundo semestre. 

Além disso, a TV Senado está de cara nova. A identidade visual foi alterada e pode ser observada nos intervalos do canal, nas vinhetas dos programas e nos novos cenários. O objetivo é destacar ainda mais os eventos e reflexões a partir da programação em comemoração dos 200 anos da Independência do país e cumprir melhor sua missão de aproximar o Senado do cidadão, a serviço da democracia.

A TV Senado foi a primeira TV legislativa do país. Hoje, chega a 80 milhões de pessoas e a mais de 60 cidades com sua transmissão de TV aberta digital, que está em expansão, com o potencial de chegar a mais de mil cidades.

Comunicação 

Todos os canais de comunicação do Senado Federal estão produzindo material especial sobre o bicentenário da Independência do Brasil. Todo o conteúdo está concentrado numa página hospedada no site do Senado que reúne notícias, livros, programação de eventos e o website Itinerários Virtuais da Independência, que oferece conteúdo interativo para quem quer se aprofundar no conhecimento da história do país.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Política

Política

Veto é natural no processo legislativo e LDO serve como parâmetro, diz consultor

Fruto do PLN 5/2022, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o próximo ano (Lei 14.436, de 2022) foi sancionada pelo presidente da República, ...

11 de Agosto de 2022 as 17h45

Política

Projeto determina que carteira de habilitação expedida em Portugal valha no Brasil

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Alexandre Frota, autor do projeto de lei O Projeto de Lei 1953/22 determina que a carteira de habilitação ex...

11 de Agosto de 2022 as 17h30

Política

Propaganda eleitoral começa em 16 de agosto e horário gratuito no rádio e TV no dia 26

O mês de agosto marca o início oficial da campanha eleitoral de 2022. O prazo para registro das candidaturas a presidente e a vice-presidente da Re...

11 de Agosto de 2022 as 17h15

Política

Lira: No Legislativo, todos os dias são atos pela democracia

Marina Ramos/Câmara dos Deputados Para Lira, a democracia é uma conquista de todos O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afi...

11 de Agosto de 2022 as 17h00

Política

Senadores declaram apoio a movimentos pela democracia

Vários senadores reagiram nesta quinta-feira (11) a cartas e manifestos a favor da democracia. Pelas redes sociais, declararam apoio à Carta às bra...

11 de Agosto de 2022 as 17h00

Política

Subcomissão debate infraestrutura escolar na segunda-feira

Como assegurar que os estabelecimentos de ensino tenhamn instalações físicas adequadas para o pleno exercício da educação será tema de audiência pú...

11 de Agosto de 2022 as 16h30

Política

Projeto prevê bilhete único nacional para sistemas de transporte público

Billy Boss/Câmara dos Deputados Kataguiri: "Mudança aumentará a eficiência e reduzirá a burocracia" O Projeto de Lei 1830/22 prevê que a União co...

11 de Agosto de 2022 as 14h00

Política

Projeto institui pagamento unificado de tributos para concessionárias de rodovia

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Paulo Eduardo Martins: medida busca mitigar efeitos da crise econômica O Projeto de Lei 1712/22 permite que ...

11 de Agosto de 2022 as 14h00

Política

Debatedores pedem mais fiscalização sobre venda direta de pneus

Em busca de uma solução para distorções no mercado de comercialização de pneus, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) promoveu uma audiência públ...

11 de Agosto de 2022 as 12h15

Sorriso

Marlon reitera pedido da construção de uma nova incubadora de empresas de Sorriso

Segundo o parlamentar, a atual incubadora, está com espaço insuficiente e estrutura inadequada para incubar novas empresas

11 de Agosto de 2022 as 12h15

Política

Projeto cria política de prevenção e combate a assédio moral e sexual nas escolas

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados Deputado José Nelto, autor da proposta O Projeto de Lei 1760/22 cria política de prevenção e combate ao assédio...

11 de Agosto de 2022 as 12h00

Política

Comparação do consumo de energia elétrica entre vizinhos está na pauta da CI

A Comissão de Infraestrutura (CI) pode aprovar em reunião na quarta-feira (17), às 10h, um projeto determinando que as faturas de energia elétrica...

11 de Agosto de 2022 as 11h00

Política

Proposta pune violência obstétrica com até dois anos de detenção

Projeto que tramita no Senado torna crime a violência obstétrica e estabelece procedimentos para a prevenção da prática no Sistema Único de Saúde (...

11 de Agosto de 2022 as 11h00

Política

Proposta susta decreto que reduziu cobrança de IPI em vários produtos

Michel Jesus/Câmara dos Deputados O autor da proposta, deputado José Ricardo O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 310/22 susta os efeitos do De...

11 de Agosto de 2022 as 10h00

Política

Novas regras incentivam a eleição de mulheres e negros para a Câmara dos Deputados

Pablo Alejandro/Agência Câmara A reforma eleitoral aprovada pelo Congresso no ano passado (Emenda Constitucional 111) adotou novas regras para in...

11 de Agosto de 2022 as 10h00

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO