Coleção de dados vazados tem 773 milhões de endereços de e-mail; descubra se o seu foi comprometido
Desse total, mais de 140 milhões nunca haviam sido comprometidos. Site que divulgou o vazamento tem base de dados com mais de 6,47 bilhões de contas vazadas.
Fonte:Fonte: G1
17 de Janeiro de 2019 as 20h 34min

Um vazamento de dados, chamado de Collection #1, foi divulgado nesta quinta-feira (17) pelo pesquisador australiano Troy Hunt. Ele tem cerca de 773 milhões de e-mails comprometidos, além de mais de 20 milhões de senhas.
Desse total, 140 milhões são de novos e-mails e 10 milhões de novas senhas, inéditos na base de dados do Have I Been Pwned (HIBP), site de Troy Hunt que permite consultas de senhas e e-mails registrados em vazamentos de dados conhecidos. Os outros e-mails já constavam em vazamentos anteriores.
Para saber se seu endereço de e-mail e senhas foram comprometidos, é possível utilizar as consultas do HIBP, aqui e aqui.
Essas informações estavam disponíveis na internet. Hunt descobriu os dados em um fórum de hackers, mas elas foram hospedadas num famoso serviço de computação em nuvem. De acordo com Hunt, como essas contas estavam circulando com facilidade fica mais fácil que sejam utilizadas para fins maliciosos.
Os arquivos vazados nesta quinta-feira apresentam mais de 2,69 bilhões de e-mails e senhas, em quase 90GB de informação. Mas muitos endereços de e-mails estão repetidos. Os 773 milhões de e-mails e 20 milhões de senhas foram descobertos por Hunt depois de limpar a base de dados. Eles foram incluídos no cadastro do HIBP — é o maior número de dados já colocados para consulta no site.
Dicas para senhas mais seguras
Em linhas gerais, o conselho de especialistas é não utilizar a mesma senha para diferentes serviços online, utilizar a autenticação em dois fatores e usar um gerenciador de senhas.
Confira outras dicas sobre senhas:
- Agrupe serviços com base nos dados que eles revelam sobre você e tente organizá-los de acordo com a importância desses dados. Comunidades on-line e sites de notícias provavelmente não revelam muitas informações pessoais; lojas possuem números de identificação (RG, CPF, endereço), enquanto seu e-mail pode possuir sua "vida". Quanto mais importante for o serviço, melhor a senha usada precisa ser.
- Use senhas repetidas em serviços que possuem informações semelhantes sobre você. Dessa maneira, caso aquela senha seja descoberta, um criminoso não poderá usar a mesma senha em outro serviço para obter informações além daquelas que ele já tem. Por exemplo, usar a mesma senha em uma loja on-line e no banco seria uma péssima ideia.
- Evite repetição em serviços que você acredita que não sejam tão seguros e que podem ser comprometidos, revelando sua senha. Isso é mais difícil de determinar, mas alguns casos são óbvios, como por exemplo a sua rede sem fio ou um site que, quando você tenta recuperar sua senha, envia a senha anterior por e-mail (isso normalmente é um sinal de segurança ruim).
- Saiba construir senhas fracas e fortes:
Senhas fracas: não use palavras ou números que formem datas. Fazer uma pequena mistura entre palavras e números é suficiente. Faça senhas que sejam fáceis de memorizar, mas que alguém não possa adivinhar só conhecendo você.
Senhas fortes: tente misturar letras maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais e números. Se você acha mais fácil de memorizar e o serviço permite, você pode usar uma frase como senha. Tente usar vírgula e pontuação na frase, criando uma senha atendendo a todos os requisitos (você ainda pode colocar números com dinheiro, usando $, para usar mais um caractere especial). - Se a sua memória não é das melhores ou você precisa memorizar muitas senhas, não tenha vergonha de anotar. Guarde as senhas anotadas em um local seguro (se for anotar em papel, não deixe esse papel no monitor ou no teclado, guarde-o na carteira ou outro local particular).
- Entenda que sempre haverá um risco relacionado a senhas e tente sempre lembrar ou anotar em quais serviços você usou a mesma para que você possa trocá-la caso a senha venha a ser comprometida. Não é só você que pode perder uma senha – os serviços que você usa também podem sofrer ataques.
- Utilize mecanismos de autenticação de dois fatores. Com isso, você gera ou recebe um código pelo celular que será único a cada vez que você fizer login. Assim, mesmo que a senha seja comprometida, sua conta continua protegida.
Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.
COMENTARIOS
Mais de Tecnologia
Governo dialoga com startup para atrair novo perfil de investidores para o Parque Tecnológico
A organização está interessada na prospecção de parceiros que desenvolvam arranjos sociais, com impactos sobre o bem estar da sociedade e do meio ambiente
10 de Maio de 2022 as 11h15Seciteci fortalece relacionamentos em evento mundial de inovação e tecnologia
Evento reúne mais de 70 países, todos imersos na busca por ideias inovadoras e agentes financiadores para novos projetos
06 de Maio de 2022 as 16h45Governo busca atrair novos investidores em evento internacional de inovação e tecnologia
Evento reúne mais de 70 países, todos imersos na busca por ideias inovadoras e agentes financiadores para novos projetos
06 de Maio de 2022 as 16h45Reeducandos concluem cursos de qualificação profissional na Penitenciária Mata Grande
Capacitação foi uma parceria da unidade penal com a Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Secitec) e a associação católica Obra Kolping
21 de Abril de 2022 as 09h15Governo de MT amplia parceria com a UFMT para incentivo à atividade de pesquisa
Por meio da Seciteci, o Estado investirá cerca de R$ 20 milhões no lançamento de editais para ampliar laboratórios de pesquisa
21 de Abril de 2022 as 09h15Facebook muda de nome e agora se chama Meta
Rede social segue com o mesmo nome, mas ficará subordinada à nova marca junto com WhatsApp e Instagram. Mudança ocorre em meio a críticas à empresa depois que documentos internos revelaram uso de algoritmo que facilitava propagação de informações
29 de Outubro de 2021 as 07h35Algumas projeções para os smartphones até o fim da década
18 de Outubro de 2021 as 18h14WhatsApp, Instagram e Facebook ficam foram do ar nesta segunda
Instabilidade nas três plataformas atinge usuários de diversos países; empresas ainda não informam o que aconteceu
04 de Outubro de 2021 as 14h46Mato-grossenses podem solicitar primeiro emplacamento e transferência via App MT Cidadão
Atualização do aplicativo MT Cidadão facilita a vida dos usuários e inclui uma série de serviços públicos digitais
22 de Setembro de 2021 as 13h45Seciteci entrega materiais pedagógicos para alunos Mediotec de Técnico em Agropecuária
Ao todo 342 alunos iniciaram o curso de forma híbrida. O curso Mediotec é realizado em parceria com o Governo Federal, por meio do programa Novos Caminhos
10 de Setembro de 2021 as 09h30Seciteci entrega diploma para estudantes da região Sul de Mato Grosso
Os cursos iniciados em 2017 foram concluídos em 2020, porém por conta da pandemia, a entrega dos diplomas foi adiada e somente agora a ação foi concretizada
03 de Setembro de 2021 as 10h30Mais de 20 mil pessoas participaram da Semana da Inovação de Mato Grosso, realizada de forma virtual
Na SIMT também foi lançado Prêmio Inova Mato Grosso, como forma de reconhecer as empresas que atuam em gestão de inovação no Estado
31 de Agosto de 2021 as 13h45Médico fala sobre mitos e verdades da Covid na Escola Técnica de Sinop
A equipe se prepara para que a retomada das aulas presenciais aconteça de forma segura e consciente
27 de Agosto de 2021 as 14h00Secretário destaca investimentos em inovação para superar desafios do agro
Secretário Nilton Borgato participou de evento na sede da Federação das Indústrias de Mato Grosso
26 de Agosto de 2021 as 10h45Seciteci realiza 1º Encontro Estadual de diretores e coordenadores das Escolas Técnicas
O evento ocorreu das 08h às 17h, nesta terça-feira (24.08) no plenário da Assembleia Legislativa
25 de Agosto de 2021 as 08h45