Como a nova regra do WhatsApp afeta grupos? Entenda
Aplicativo limitou o encaminhamento de mensagens a até 5 destinatários por vez. Para isso, vai enviar uma atualização para os usuários, que é prevista para esta segunda-feira (21).
Fonte:Fonte: Thiago Lavado | G1
21 de Janeiro de 2019 as 23h 51min

O WhatsApp anunciou, nesta segunda-feira (21), mudanças nas regras de compartilhamento do aplicativo, limitando o número de destinatários para encaminhar mensagens — a alteração, no entanto, ainda permite que elas sejam enviadas a cinco grupos diferentes.
A restrição vai valer para todos os usuários do aplicativo no mundo — 1,5 bilhão de pessoas. Mas, para isso, será preciso baixar uma atualização a ser recebida ainda nesta segunda, informou a empresa.
Veja perguntas e respostas sobre a nova regra:
Qual o limite para encaminhamentos?
Antes, era possível encaminhar uma mensagem para 20 destinatários, fossem pessoas ou grupos. Com a nova medida, o máximo de destinatários passa a ser 5 por vez.
Assim, será possível encaminhar uma mensagem para 2 pessoas e 3 grupos, por exemplo.
É possível encaminhar para 5 destinatários, depois para mais 5?
Sim. O número máximo de destinatários é válido para cada encaminhamento, mas não existe um limite do número de vezes que uma mensagem pode ser compartilhada.
O que muda para grupos?
Cada grupo equivale a 1 destinatário. Assim, será possível encaminhar uma mensagem para até 5 grupos de uma vez.
Como cada grupo do WhatsApp pode ter até 256 membros, o número máximo de pessoas com que se pode compartilhar uma mensagem de uma vez passa a ser 1.280.
Na regra anterior, o número máximo de pessoas que poderiam receber uma mensagem era de 5.120, o equivalente a 20 grupos cheios.
Vale para qualquer tipo de mensagem?
A restrição é só para as mensagens encaminhadas. Sejam as que a pessoa recebeu ou as que ela mesma já tinha escrito para alguém.
A medida inclui não só mensagens de texto, mas também de áudio e vídeo.
As listas de transmissão serão afetadas?
Não. As listas de transmissão continuarão podendo ter 256 contatos. Essa é uma ferramenta que o WhatsApp disponibiliza para que usuários possam escrever e enviar uma mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo.
Somente indivíduos podem ser incluídos em listas de transmissão, ou seja, essa ferramenta não pode ser utilizada para enviar mensagens a grupos.
Para enviar uma mensagem a um contato em uma lista é necessário que quem receba a mensagem tenha quem está enviando em sua lista de contatos, ou a pessoa não receberá a mensagem.
Quando começa a valer?
Será preciso baixar e fazer a atualização do Whatsapp.
Segundo a empresa, ela será disponibilizada ainda nesta segunda-feira (21), primeiro para dispositivos Android (maioria no mundo). Depois, a atualização estará disponível para o sistema iOS, da Apple.
Por que algumas pessoas ainda estão conseguindo fazer o envio sem o limite?
Provavelmente porque a atualização ainda não foi disponibilizada para todos os usuários. Segundo o Whatsapp, isso acontecerá ainda nesta segunda, primeiro para quem tem celulares Android.
Vale para o Whatsapp Web também?
Sim.
É só no Brasil?
Não, valerá para os usuários em todo o mundo.
Por que o Whatsapp decidiu limitar os usuários?
A medida foi primeiramente implementada na Índia, no ano passado.
O país, que segundo a companhia é campeão no encaminhamento de mensagens, fotos e vídeos pelo WhatsApp, já registrou até mortes por linchamentos após a disseminação de acusações falsas por meio de mensagens.
Os incidentes tiveram um impacto tão grande na população que o governo indiano ameaçou processar o aplicativo, que pertence ao Facebook, considerando que a disseminação de notícias falsas também era sua responsabilidade.
Em nota nesta segunda, o WhatsApp afirmou que "avaliou com cuidado esse teste [de limite de encaminhamento] e ouviu o feedback dos usuários durante o período de 6 meses", antes de decidir ampliar a restrição para os usuários em todo o mundo.
A discussão sobre a responsabilidade das empresas sobre o que é compartilhado em aplicativos e redes sociais ganhou força nos últimos anos. Algumas vêm anunciando medidas para lidar com a questão da circulação de informações falsas, como exclusão de contas suspeitas no Twitter e no Facebook.
Em julho passado, o WhatsApp passou a avisar quando uma mensagem recebida se tratava de algo encaminhado pelo remetente.
Porém, a empresa diz que, como as mensagens no app são criptogradas de ponta-a-ponta, para garantir o sigilo do conteúdo, elas só podem ser lidas por quem envia e recebe, o que limita a capacidade de controlar o tipo de conteúdo que é compartilhado.
Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.
COMENTARIOS
Mais de Tecnologia
Governo dialoga com startup para atrair novo perfil de investidores para o Parque Tecnológico
A organização está interessada na prospecção de parceiros que desenvolvam arranjos sociais, com impactos sobre o bem estar da sociedade e do meio ambiente
10 de Maio de 2022 as 11h15Seciteci fortalece relacionamentos em evento mundial de inovação e tecnologia
Evento reúne mais de 70 países, todos imersos na busca por ideias inovadoras e agentes financiadores para novos projetos
06 de Maio de 2022 as 16h45Governo busca atrair novos investidores em evento internacional de inovação e tecnologia
Evento reúne mais de 70 países, todos imersos na busca por ideias inovadoras e agentes financiadores para novos projetos
06 de Maio de 2022 as 16h45Reeducandos concluem cursos de qualificação profissional na Penitenciária Mata Grande
Capacitação foi uma parceria da unidade penal com a Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Secitec) e a associação católica Obra Kolping
21 de Abril de 2022 as 09h15Governo de MT amplia parceria com a UFMT para incentivo à atividade de pesquisa
Por meio da Seciteci, o Estado investirá cerca de R$ 20 milhões no lançamento de editais para ampliar laboratórios de pesquisa
21 de Abril de 2022 as 09h15Facebook muda de nome e agora se chama Meta
Rede social segue com o mesmo nome, mas ficará subordinada à nova marca junto com WhatsApp e Instagram. Mudança ocorre em meio a críticas à empresa depois que documentos internos revelaram uso de algoritmo que facilitava propagação de informações
29 de Outubro de 2021 as 07h35Algumas projeções para os smartphones até o fim da década
18 de Outubro de 2021 as 18h14WhatsApp, Instagram e Facebook ficam foram do ar nesta segunda
Instabilidade nas três plataformas atinge usuários de diversos países; empresas ainda não informam o que aconteceu
04 de Outubro de 2021 as 14h46Mato-grossenses podem solicitar primeiro emplacamento e transferência via App MT Cidadão
Atualização do aplicativo MT Cidadão facilita a vida dos usuários e inclui uma série de serviços públicos digitais
22 de Setembro de 2021 as 13h45Seciteci entrega materiais pedagógicos para alunos Mediotec de Técnico em Agropecuária
Ao todo 342 alunos iniciaram o curso de forma híbrida. O curso Mediotec é realizado em parceria com o Governo Federal, por meio do programa Novos Caminhos
10 de Setembro de 2021 as 09h30Seciteci entrega diploma para estudantes da região Sul de Mato Grosso
Os cursos iniciados em 2017 foram concluídos em 2020, porém por conta da pandemia, a entrega dos diplomas foi adiada e somente agora a ação foi concretizada
03 de Setembro de 2021 as 10h30Mais de 20 mil pessoas participaram da Semana da Inovação de Mato Grosso, realizada de forma virtual
Na SIMT também foi lançado Prêmio Inova Mato Grosso, como forma de reconhecer as empresas que atuam em gestão de inovação no Estado
31 de Agosto de 2021 as 13h45Médico fala sobre mitos e verdades da Covid na Escola Técnica de Sinop
A equipe se prepara para que a retomada das aulas presenciais aconteça de forma segura e consciente
27 de Agosto de 2021 as 14h00Secretário destaca investimentos em inovação para superar desafios do agro
Secretário Nilton Borgato participou de evento na sede da Federação das Indústrias de Mato Grosso
26 de Agosto de 2021 as 10h45Seciteci realiza 1º Encontro Estadual de diretores e coordenadores das Escolas Técnicas
O evento ocorreu das 08h às 17h, nesta terça-feira (24.08) no plenário da Assembleia Legislativa
25 de Agosto de 2021 as 08h45