Proteção De Dados

Gigantes da tecnologia tentam dar mais privacidade a usuários, mas esbarram no próprio modelo de negócio

Pressionados, Google e Facebook fazem promessas sobre o tema, mas dados de usuários ainda são 'moeda' importante no setor, dizem analistas.

Fonte:Fonte: Thiago Lavado | G1
04 de Julho de 2019 as 21h 23min

Mark Zuckerberg no evento anual do Facebook na Califórnia — Foto: Stephen Lam/Reuters

As empresas de tecnologia costumavam ser recebidas com entusiasmo quando apresentavam um novo produto ou serviço. Mas já não é mais assim. Um exemplo foi o anúncio da Libra, a criptomoeda do Facebook, que deixou reguladores econômicos, governos e mesmo os consumidores ressabiados, questionando a entrega de detalhes financeiros para a rede social. 

Pressionadas nos últimos tempos, as gigantes Google e Facebookanunciaram medidas recentes em favor de mais privacidade, mas ainda esbarram no próprio modelo de negócios, em que os dados dos usuários são uma "moeda" importante para traçar perfis e vender publicidade direcionada, dizem analistas ouvidos pelo G1. 

"Continuo curioso para ver até onde esses anúncios recentes [sobre privacidade] vão ser levados a sério e se vão eventualmente afetar essas empresas financeiramente, ou e se elas estão realmente buscando uma transformação em seu modelo de negócios", diz André Gualda, analista do laboratório de tendências da Ericsson. 

Ele explica que a maioria dos serviços, tanto do Google quanto do Facebook, depende de anúncios e algoritmos que se alimentam de informações pessoais de seus usuários. 

Na prática, segundo ele, existe uma troca: quanto maior a privacidade, menor o valor dos anúncios e a efetividade dos algoritmos. 

As promessas das empresas 

As gigantes da tecnologia, incluindo a Apple, que usa a privacidade como marketing, trataram do assunto em seus "megaeventos" voltados a desenvolvedores, onde o tema privacidade não costuma ser destaque. 

Todos os "chefões" tiveram algo a dizer sobre o assunto nas conferências — o G1 esteve nas três. 

No Facebook, alvo de escândalos no último ano, o tema foi vendido pelo presidente Mark Zuckerberg como uma nova etapa na vida da empresa. 

Zuckerberg chegou a afirmar que “o futuro é privado” — uma visão que vai de encontro às atitudes anteriores da rede social. E disse que a rede social vai focar agora nos grupos e em conversas entre usuários. 

Não foi anunciada, no entanto, nenhuma medida que aumente o controle do que é compartilhado pelos perfis com a empresa. 

O Google apresentou ferramentas para facilitar as configurações de privacidade nas contas da plataforma. E prometeu para o Android, que roda em 2,5 bilhões de smartphones em todo o mundo, uma loja de aplicativos mais segura e atualizações mais fáceis de serem feitas. 

Enquanto o presidente da empresa, Sundar Pichai, anunciava as novidades, um avião sobrevoava o auditório ao ar livre onde a conferência ocorreu, nos arredores de São Francisco, carregando a frase: “Controle do Google não é privacidade”. 

Em artigo no "The New York Times" publicado no mesmo dia, Pichai escreveu que usuários definem o que é privacidade de maneira muito própria. “Isso significa que privacidade não pode ser um bem de luxo, oferecido apenas a quem pode pagar por produtos e serviços premium", completou. Era um recado claro à Apple. 

Na conferência da Apple, o vice-presidente de software da Apple, Craig Federighi, repetiu um mantra já dito pelo presidente Tim Cook: “Nós acreditamos que privacidade é um direito humano fundamental e nós colocamos isso em tudo que nós fazemos”, afirmou. 

A empresa mostrou um recurso para login seguro em aplicativos ou serviços, uma função dominada hoje por Google e Facebook. 

O anúncio veio já com uma aura de proteção: a Apple afirma que não compartilha informações com os aplicativos parceiros e até permite a criação de uma "máscara de e-mail" para manter até mesmo essa informação segura. 

Preocupação cresceu 

“Nós estamos começando a entender que nossos dados são uma moeda de troca e devem ser tratados como tal”, afirma Luiz Arruda, diretor da consultoria de tendências WGSN Mindset na América Latina. 

De acordo com um estudo da consultoria de dados Acxiom, os consumidores podem ser divididos em 3 perfis, que têm relações diferentes com a privacidade no mundo digital: 

  • Pragmáticos: aqueles que estão dispostos a trocar alguns dados, dependendo do serviço e analisando caso a caso; 

  • Fundamentalistas: aqueles que não estão dispostos a compartilhar informações nem por tecnologias boas; 

  • Despreocupados: aqueles que não ligam para a questão da privacidade de dados. 

Nos Estados Unidos, os pragmáticos são maioria, 58%; seguidos por fundamentalistas, 24%; e por despreocupados, 18%. 

Entre os americanos, 48% afirmam estar mais preocupados com como seus dados são usados do que no passado — número que sobe para 55% no Canadá e para 73% na Holanda. 

Uma pesquisa da Ericsson realizada no ano passado apontou as principais preocupações dos usuários de plataformas digitais no mundo: 

  • perfis falsos (54% das respostas) 

  • notícias falsas (51%) 

  • anúncios invasivos (48%) 

  • problemas relacionados à privacidade (41%) 

“O ponto mais importante agora é o controle de danos", diz André Gualda, que ajudou a conduzir o estudo. "As redes sociais foram bastante expostas e hoje têm marcas fragilizadas em relação à privacidade e à confiança dos usuários." 

Segundo Arruda, da WGSN Mindset, os resultados da pesquisa nos mercados mais desenvolvidos podem ser trazidos para o Brasil. Ele avalia que a privacidade também tem peso para os brasileiros. 

Quem vai se dar bem? 

Para Gualda, as empresas perceberam que a privacidade se tornou um diferencial competitivo. 

Nesse caso, o Google tem conseguido se sair melhor. Em seus anúncios recentes, o uso de inteligência artificial aparece como um dos investimentos ponta de lança para serviços de grande qualidade técnica — desde o assistente virtual de interação rápida até funções que permitem saber se o metrô está cheio, por exemplo. 

“Os dados são o que fazem os produtos e serviços mais úteis para você”, escreveu o presidente do Google no "NY Times". 

A própria Apple utiliza os mecanismos de busca do concorrente— apesar das divergências em visão de privacidade entre as duas empresas. Em entrevista recente, o presidente Tim Cook afirmou que essa parceria existe porque o serviço do Google é o melhor do mercado. 

E a preocupação com dados não vai ficar só nas empresas de tecnologia. “(Elas) lideram esse movimento porque são as mais pressionadas. O próximo passo é começar a ver essa preocupação indo para outros segmentos, outras categorias”, conclui Arruda, da WGSN Mindset. 


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Tecnologia

Tecnologia

Governo dialoga com startup para atrair novo perfil de investidores para o Parque Tecnológico

A organização está interessada na prospecção de parceiros que desenvolvam arranjos sociais, com impactos sobre o bem estar da sociedade e do meio ambiente

10 de Maio de 2022 as 11h15

Tecnologia

Seciteci fortalece relacionamentos em evento mundial de inovação e tecnologia

Evento reúne mais de 70 países, todos imersos na busca por ideias inovadoras e agentes financiadores para novos projetos

06 de Maio de 2022 as 16h45

Tecnologia

Governo busca atrair novos investidores em evento internacional de inovação e tecnologia

Evento reúne mais de 70 países, todos imersos na busca por ideias inovadoras e agentes financiadores para novos projetos

06 de Maio de 2022 as 16h45

Tecnologia

Reeducandos concluem cursos de qualificação profissional na Penitenciária Mata Grande

Capacitação foi uma parceria da unidade penal com a Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Secitec) e a associação católica Obra Kolping

21 de Abril de 2022 as 09h15

Tecnologia

Governo de MT amplia parceria com a UFMT para incentivo à atividade de pesquisa

Por meio da Seciteci, o Estado investirá cerca de R$ 20 milhões no lançamento de editais para ampliar laboratórios de pesquisa

21 de Abril de 2022 as 09h15

Nova Marca

Facebook muda de nome e agora se chama Meta

Rede social segue com o mesmo nome, mas ficará subordinada à nova marca junto com WhatsApp e Instagram. Mudança ocorre em meio a críticas à empresa depois que documentos internos revelaram uso de algoritmo que facilitava propagação de informações

29 de Outubro de 2021 as 07h35

Algumas projeções para os smartphones até o fim da década

18 de Outubro de 2021 as 18h14

Instabilidade

WhatsApp, Instagram e Facebook ficam foram do ar nesta segunda

Instabilidade nas três plataformas atinge usuários de diversos países; empresas ainda não informam o que aconteceu

04 de Outubro de 2021 as 14h46

Tecnologia

Mato-grossenses podem solicitar primeiro emplacamento e transferência via App MT Cidadão

Atualização do aplicativo MT Cidadão facilita a vida dos usuários e inclui uma série de serviços públicos digitais

22 de Setembro de 2021 as 13h45

Tecnologia

Seciteci entrega materiais pedagógicos para alunos Mediotec de Técnico em Agropecuária

Ao todo 342 alunos iniciaram o curso de forma híbrida. O curso Mediotec é realizado em parceria com o Governo Federal, por meio do programa Novos Caminhos

10 de Setembro de 2021 as 09h30

Tecnologia

Seciteci entrega diploma para estudantes da região Sul de Mato Grosso

Os cursos iniciados em 2017 foram concluídos em 2020, porém por conta da pandemia, a entrega dos diplomas foi adiada e somente agora a ação foi concretizada

03 de Setembro de 2021 as 10h30

Tecnologia

Mais de 20 mil pessoas participaram da Semana da Inovação de Mato Grosso, realizada de forma virtual

Na SIMT também foi lançado Prêmio Inova Mato Grosso, como forma de reconhecer as empresas que atuam em gestão de inovação no Estado

31 de Agosto de 2021 as 13h45

Tecnologia

Médico fala sobre mitos e verdades da Covid na Escola Técnica de Sinop

A equipe se prepara para que a retomada das aulas presenciais aconteça de forma segura e consciente

27 de Agosto de 2021 as 14h00

Tecnologia

Secretário destaca investimentos em inovação para superar desafios do agro

Secretário Nilton Borgato participou de evento na sede da Federação das Indústrias de Mato Grosso

26 de Agosto de 2021 as 10h45

Tecnologia

Seciteci realiza 1º Encontro Estadual de diretores e coordenadores das Escolas Técnicas

O evento ocorreu das 08h às 17h, nesta terça-feira (24.08) no plenário da Assembleia Legislativa

25 de Agosto de 2021 as 08h45

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO