Quinta, 19 de Fevereiro de 2026
21°C 30°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Projeto proíbe que planos de saúde exijam consentimento de companheiro para inserção de DIU

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Silva: "Toda mulher tem direito de decidir se quer ou não ter filhos" O Projeto de Lei 2719/21 proíbe que pl...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
20/12/2021 às 15h15 Atualizada em 07/02/2023 às 06h18
Projeto proíbe que planos de saúde exijam consentimento de companheiro para inserção de DIU
Silva:

O Projeto de Lei 2719/21 proíbe que planos e seguros privados de assistência à saúde exijam consentimento do companheiro para a inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU) ou Sistema Intrauterino (SIU) em mulheres casadas, em união estável ou qualquer forma de relacionamento afetivo. O DIU e o SIU são métodos anticoncepcionais reversíveis, de longa duração.

Pelo texto em análise na Câmara dos Deputados, o descumprimento da medida sujeitará os planos e seguros de saúde às penas previstas na Lei 9.656/98, que vão de advertência e multa ao cancelamento da autorização de funcionamento da operadora.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Ainda hoje existem seguros de saúde que exigem consentimento do marido para inserção do DIU em mulheres casadas, ainda que não haja nenhuma previsão legal para tal exigência”, argumenta o deputado Ricardo Silva (PSB-SP), autor da proposta.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.