Quarta, 18 de Fevereiro de 2026
20°C 29°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Projeto determina registro do chassi de ciclomotores em banco de dados

Gustavo Lima / Câmara dos Deputados Carlos Bezerra: falta de registro impede controle sobre a circulação O Projeto de Lei 3552/21 exige que fabri...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
04/02/2022 às 10h45 Atualizada em 04/02/2023 às 03h18
Projeto determina registro do chassi de ciclomotores em banco de dados
Carlos Bezerra: falta de registro impede controle sobre a circulação - (Foto: Gustavo Lima / Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 3552/21 exige que fabricantes de ciclomotores e motonetas de baixa cilindrada registrem o número do chassi na Base de Índice Nacional (BIN), que integra o sistema do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

O texto em análise na Câmara dos Deputados insere o dispositivo no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Atualmente, o registro é dispensado para veículos de duas ou três rodas com cilindrada inferior a 50 centímetros cúbicos.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Se não há registro do número do chassi na BIN, o veículo não figura no Renavam e não pode ser objeto de registro e licenciamento”, afirmou o autor da proposta, deputado Carlos Bezerra (MDB-MT). “Isso impede órgãos de trânsito de exercer controle mais rigoroso sobre a circulação de ciclomotores”, disse o parlamentar.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.