Terça, 17 de Fevereiro de 2026
20°C 30°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Vereador Iago quer desfibrilador em departamentos da Prefeitura de Sorriso

Os aparelhos são para atender o Paço Municipal, o Ganha Tempo, a Guarda Municipal e o Centro de Convivência da Terceira Idade

Redação
Por: Redação Fonte: Ângela Gimenez
22/02/2022 às 10h30 Atualizada em 08/02/2023 às 18h25
Vereador Iago quer desfibrilador em departamentos da Prefeitura de Sorriso
Ilustrativa/Elielton Blasius

O vereador Iago Mella (Podemos) apresentou a Indicação 96/22 que pede ao Poder Executivo a aquisição de quatro desfibriladores para atender o Paço Municipal, o Ganha Tempo, a Guarda Municipal e o Centro de Convivência da Terceira Idade.

Para o vereador, esses espaços devem se preparar para situações de emergências, em especial as cardiorrespiratórias, pois nesses casos é preciso agir de forma célere e assertiva para salvaguardar a vida das pessoas. “É importante em equipamentos adequados à preservação da vida”, afirmou.

Continua após a publicidade
Anúncio

O desfibrilador produz estímulos elétricos que regem os batimentos do coração que são conduzidos pelos feixes nervosos cardíacos e pelas próprias células do coração. Se esses estímulos se tornam desorganizados, o coração fibrila. A fibrilação é uma arritmia em que não existe sincronização de contração entre as fibras musculares cardíacas que se contraem anarquicamente. Ao invés de se contraírem e relaxarem alternativamente, fazendo o coração “bater” normalmente, a fibrilação apenas faz com que ele tremule, com contrações rápidas e fracas. As fibrilações tanto podem ocorrer nos átrios (câmaras superiores do coração) como nos ventrículos (câmaras inferiores do coração). Algumas fibrilações atriais podem ser assintomáticas, mas outras, como as fibrilações ventriculares, são potencialmente mortais.

Nos casos de arritmia do coração, a possibilidade de sobrevivência é de 80% se assistência ocorrer em até nove minutos. Ao fim de 10 minutos, a probabilidade de morte é de 100%. Por esse motivo é importante desfibriladores automáticos em locais públicos.

A indicação, subscrita pelos demais vereadores, será encaminhada às secretarias municipais competentes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.