Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
20°C 28°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Projeto considera Associação Santa Casa de Ibiporã patrimônio nacional

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou nesta terça-feira (26) o projeto de resolução do Congresso Nacional que concede o título de ...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Senado
26/04/2022 às 11h30 Atualizada em 03/02/2023 às 05h02
Projeto considera Associação Santa Casa de Ibiporã patrimônio nacional
Senadores na reunião da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) na manhã desta terça-feira - Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou nesta terça-feira (26) o projeto de resolução do Congresso Nacional que concede o título de Patrimônio Nacional da Saúde Pública à Associação Santa Casa de Ibiporã (PR) – Hospital Cristo Rei.

Esse projeto (PRN 1/2022), do senador Alvaro Dias (Podemos-PR), recebeu parecer favorável do relator da matéria, senador Flávio Arns (Podemos-PR), e será avaliado pelo Plenário.

Continua após a publicidade
Anúncio

Na justificativa do projeto, Alvaro Dias aponta que a Associação da Santa Casa de Ibiporã, fundada em 2 de fevereiro de 1951, é a mantenedora do Hospital Cristo Rei, localizado no município de Ibiporã, no Paraná. O Hospital Cristo Rei, por sua vez, é um hospital geral, enquadrado na categoria de média complexidade, que presta atendimento nas clínicas básicas e de pronto atendimento, além de executar cirurgias eletivas, tendo como público usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiários de planos de saúde e também pacientes pagantes.

Por ser o único hospital filantrópico da região, presta também atendimento médico-hospitalar aos moradores das cidades vizinhas (Alvorada do Sul, Assaí, Jataizinho, Primeiro de Maio e Sertanópolis), sendo referência hospitalar para uma população de mais de 120 mil habitantes na região.

Reconhecimento

Flávio Arns afirma, em seu parecer, que a instituição merece o título de Patrimônio Nacional da Saúde Pública por preencher os requisitos estabelecidos pela lei, por sua importância regional e pelo seu histórico destacado na área de prestação de serviços de saúde.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.