Sexta, 13 de Fevereiro de 2026
19°C 24°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

CRA debate mudanças nas regras de defesa agropecuária

A Comissão de Agricultura (CRA) vai debater na quarta-feira (8), às 8h, o projeto do Executivo que estabelece uma ampla revisão das leis de defesa ...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Senado
03/06/2022 às 16h15 Atualizada em 08/02/2023 às 11h59
CRA debate mudanças nas regras de defesa agropecuária
O autor do requerimento da audiência pública, senador Jean Paul Prates, defende que a legitimidade da fiscalização proposta seja mais discutida antes da votação do texto - Geraldo Magela/Agência Senado

A Comissão de Agricultura (CRA) vai debater na quarta-feira (8), às 8h, o projeto do Executivo que estabelece uma ampla revisão das leis de defesa agropecuária. O PL 1.293/2021 permite às empresas criarem seu próprio programa de defesa agropecuária, com autofiscalização. 

O projeto, que tem como o relator o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), seria votado nesta quinta-feira (2). O relator chegou a apresentar o voto favorável ao texto, mas os senadores decidiram aprovar o requerimento do senador Jean Paul Prates (PT-RN) para a audiência. A intenção é de que o texto volte a ser discutido após o debate, na quinta-feira (9).

Continua após a publicidade
Anúncio

Até a tarde desta sexta-feira (3) o projeto já havia recebido 29 emendas. No requerimento, Jean Paul argumenta que o projeto é complexo e envolve tanto os interesses da coletividade em ter acesso a alimentos de origem animal e vegetal de qualidade quanto os interesses econômicos, como a racionalização das cadeias produtivas e o comércio exterior de produtos agrícolas e agroindustriais.

“Nessa seara, deve ser considerada a importância que a legitimidade da fiscalização do ministério detém junto aos consumidores e também aos nossos parceiros. Não é admissível a aprovação de matéria que possa prejudicar essa legitimidade”, argumenta.

Convidados

Foram convidados para a audiência pública o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Guilherme Tollstadius Leal; o presidente da Academia Brasileira de Medicina Veterinária (Abramvet), Josélio Andrade Moura; o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), Janus Pablo Fonseca de Macedo; e o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Antonio Jorge Camardelli.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e?Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e?Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.