Artigo

Pacote Anicrime: Legitima Defesa aos Agentes de Segurança Pública

“Observados os requisitos previstos no caput deste artigo, considera-se também em legítima defesa o agente de segurança pública que repele agressão ou risco de agressão a vítima mantida refém durante a prática de crimes.”

Fonte: Alexandre William de Andrade | MT Agora
09 de Janeiro de 2020 as 13h 44min

Alexandre William de Andrade – Pós Graduado em Processo Penal e Direito Penal. Pós Graduado em Ciências Penais

Novidade também apresentada no pacote anticrime prestes a entrar em vigor está a inclusão do parágrafo único no artigo 25 do Código Penal que trata da legitima defesa aos agentes de segurança.

Para conhecimento o referido parágrafo único cita que: “Observados os requisitos previstos no caput deste artigo, considera-se também em legítima defesa o agente de segurança pública que repele agressão ou risco de agressão a vítima mantida refém durante a prática de crimes.” 

Observe que a legitima defesa é uma excludente de ilicitude, ou seja, o agente de segurança não pode ser punido pelo crime imputado, lembrando tão somente que no caso de ocorrer qualquer ato considerado crime, mesmo que o agente de segurança tenha agido em legitima defesa, não deixará de ser instaurado o inquérito policial, o qual no final o juízo das garantias decidirá pelo arquivamento, recebimento ou não da denúncia.

O que ocorria anteriormente a esta alteração era que o agente de segurança ficava com temor de agir em favor da vítima/sociedade quando se deparava com uma situação do qual a vítima estava por exemplo sob a custodia de um criminoso (refém), em muitos casos a própria vítima acabava vindo a óbito ou tendo lesão grave ou gravíssima, agora com a inclusão do parágrafo único os agentes de segurança utilizando-se de meios moderados (proporcionais) e necessários (equipamentos/armamentos/treinamentos) poderá agir repelindo agressão injusta, atual e iminente, tudo no sentido de preservar a integridade física da vítima.

Lembremos que o agente de segurança não age com a intenção de causar mal maior a vítima, sua única intenção é proteger sua integridade física, sua vida!

Aliado a isto temos também a inclusão dos princípios da ampla defesa e contraditório garantido aos agentes de segurança, ampliando assim seu direito de defesa.

O artigo 14-A estabeleceu que investigação de fatos relacionados ao uso da força letal praticados no exercício profissional, de forma consumada ou tentada, incluindo as situações dispostas no artigo 23 do Código Penal, o indiciado poderá constituir defensor e deverá ser citado da instauração do procedimento investigatório, e constituir defensor no prazo de até 48 (quarenta e oito) horas a contar do recebimento da citação, sendo que se ele ainda assim não constituir defensor a instituição do qual pertence deverá indicar defensor para sua defesa.
Só lembrando que o direito de defesa aos agentes de segurança não diz respeito somente aos casos de legitima defesa, mas sim a qualquer ocorrência criminal que o envolva.

Alexandre William de Andrade – Pós Graduado em Processo Penal e Direito Penal. Pós Graduado em Ciências Penais. Foi Presidente do Conselho de Segurança, Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MT, Presidente do Conselho da Comunidade e Secretário de Segurança e Trânsito de Lucas do Rio Verde-MT. Atualmente atua como Advogado Criminalista. Email: alexandrewa@hotmail.com - Cel/Whatsapp: 65-9-9232-2101


COMENTARIOS

Mais de Coluna

Artigo

Doem alimentos: restaurantes, lanchonetes, hotéis, padarias, etc

Empresas, no final do dia, simplesmente descartavam sobras no lixo

09 de Julho de 2020 as 08h32

Artigo

Eleições 2020 - Não haverá coligação para candidatos a vereador?

Neste ano eleitoral a grande mudança a ser implantada é que não haverá coligação nas candidaturas proporcionais, ou seja, para vereadores. Leia o texto e entenda no essa mudança implica.

02 de Julho de 2020 as 13h40

Artigo

Trabalho, responsabilidade e transparência no combate à COVID-19

Os casos aumentaram e as medidas que tomamos nos últimos 15 também foram duras, mas entendemos que foram acertadas

02 de Julho de 2020 as 07h06

Artigo

O futuro de Mato Grosso é o etanol

Mato Grosso representa a maior área cultivada do país, com 5,4 milhões de hectares

01 de Julho de 2020 as 08h56

Artigo

A retomada da economia vem do agro

O agronegócio será o único setor a ter crescimento positivo no ano, com projeção de 2,5%, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA.

22 de Junho de 2020 as 16h10

Artigo

Advogado tributarista revela o motivo que levou mais de 780 mil empresas à falência no Brasil durante a pandemia da covid-19

O advogado tributarista e empreendedor Eliézer Marins analisa os reais motivos que têm levado milhares de empresas durante a quarentena e a pandemia da covid-19.

22 de Junho de 2020 as 15h41

Artigo

A burocracia exacerbada nos Cartórios de Registro de Imóveis de MT

Muitas vezes o cidadão que necessita transmitir a propriedade imobiliária ou desmembrar seu imóvel e se depara com tais pendências de impossível solução

22 de Junho de 2020 as 15h31

Artigo

Aos nossos super-heróis de carne e osso

São seres humanos que se alegram com uma vida salva, se preocupam e se dedicam a cada paciente.

03 de Junho de 2020 as 11h01

Artigo

A vida é um bem comum, vamos lutar juntos pela sua defesa

Não quero chegar a medidas mais drásticas, pois acredito que todos podem colaborar e tornar esse momento mais fácil.

28 de Maio de 2020 as 15h20

Artigo

A crise vai passar

As primeiras projeções preveem uma recuperação tímida ainda no segundo semestre e uma alavancada da economia em 2021.

07 de Abril de 2020 as 09h29

Artigo

Mercado Imobiliário e o Novo Momento

Todo mundo está se perguntando: e agora? O que vai acontecer na economia? A única certeza que temos nesse momento é a incerteza.

27 de Março de 2020 as 13h41

Artigo

O Compliance e o Direito Societário

A atuação jurídica no compliance envolve dentre outras coisas, a assessoria, orientação e elaboração de organização societária

20 de Fevereiro de 2020 as 16h26

Artigo

O Pior já passou por Ramiro Azambuja

Os últimos cinco anos foram difíceis para o setor de construção civil e mercado imobiliário em todo o país, mas 2020 começa com ares e indicadores otimistas.

09 de Fevereiro de 2020 as 22h54

Artigo

A hegemonia do etanol, por Marino Franz

O consumo interno de etanol continua crescendo, mesmo com a alta nos preços registrada neste início de ano

03 de Fevereiro de 2020 as 10h43

Artigo

Privilégio fiscal e a verdade sobre o “aumento dos preços”

Você sabia que em Mato Grosso empresas do mesmo setor, como por exemplo, do comércio, tinham incentivos fiscais diferentes?

20 de Janeiro de 2020 as 22h45

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

Qual é seu posicionamento referente ao Lockdown?

Sou Contra

Sou Favorável

Parcial
veja +

COTAÇÃO