PF faz operação que investiga fraude em licitação de construção de escolas indígenas em MT

A operação, chamada de ‘O grande truque’, é decorrente de um inquérito policial de 2016. PF investiga grupo que fraudou procedimento licitatório em convênio com o FNDE.

30/11/2017 - 18:10:02

   

Um grupo criminoso que fraudou procedimentos licitatórios de construção de escolas em comunidades indígenas, em Mato Grosso, é alvo de uma operação nesta quinta-feira (30) da Polícia Federal em quatro cidades mato-grossenses e em Goiânia (GO). A operação, chamada de ‘O grande truque’, é decorrente de um inquérito policial de 2016.

Segundo a Polícia Federal, o grupo criminoso responsável por fraudar procedimentos licitatórios decorrentes da execução de convênio firmado entre a Prefeitura de Campinápolis, a 565 km de Cuiabá, e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que faria a construção de escolas em comunidades indígenas.

Devem ser cumpridos cinco mandados de condução coercitiva e quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Várzea Grande (MT), Barra do Garças (MT), Nova Xavantina (MT), Campinápolis (MT) e Goiânia (GO). Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Barra do Garças (MT).

A investigação apurou que os serviços decorrentes de licitação foram inicialmente objeto de concorrência pública, cujo edital fora publicado na imprensa oficial. Ocorre que, dias depois, a Prefeitura de Campinápolis cancelou a licitação, sob o argumento da suposta ausência de interessados.

A investigação apontou que 13 dias após o cancelamento da concorrência, a Prefeitura de Campinápolis publicou outro edital, com os mesmos critérios dos projetos, serviços e obras, inclusive com os seus respectivos cronogramas físico-financeiros, no igual valor de R$ 3.967.233,16.

Dois dias após a assinatura do contrato, a empresa investigada, antes mesmo da emissão de ordem de serviço, solicitou à prefeitura o realinhamento de preços, mesmo após ter declarado ciente das condições e prazo das obras, assumindo o compromisso de bem desempenhar as atividades, apresentando inclusive uma planilha de estimativa de custos e um cronograma financeiro.

O prefeito da época, diante do requerimento de aditivo contratual da empresa, solicitou ao FNDE o respectivo aditivo sob o argumento de que a concorrência fora cancelada uma vez que as empresas interessadas no certame, ao adquirirem as planilhas, não se interessaram em participar do processo, já que os valores aprovados seriam muito baixo para a realização da obra.

O aditivo contratual foi no valor de 37,14% de acréscimo, cujo índice é ilegal, eis que o limite imposto pela Lei de Licitações é de 25%.

A obra até hoje não foi concluída, cujos prejuízos giram em torno de R$ 450.548,16.

​Conforme a PF, os presos serão indiciados pelos crimes de frustrar ou fraudar, mediante ajuste, combinação ou qualquer outro expediente, o caráter competitivo do procedimento licitatório, com o intuito de obter, para si ou para outrem, vantagem decorrente da adjudicação do objeto da licitação.

Nome da operação

O nome da operação remete ao filme ‘O Grande Truque’ (2006), o qual demonstra que todos os truques e mágicas são apenas fumaça, escondendo algo muito maior e mais denso. Para o filme, todo grande truque de mágica consiste em três atos: “A Promessa”; “A Virada” e “O Grande Truque”.

Em comparação ao filme, segundo a PF, percebe-se que a fraude investigada se debruçava em três momentos: a criação de procedimento licitatório com preços excessivamente baixos para eliminar interessados; o vencimento da licitação pela empresa integrante do esquema, e, por fim, o realinhamento do contrato (37,14% a maior) dois dias após a sua assinatura.

MT Agora - G1 MT

Mais Noticias

Tráfico

Dupla é presa suspeita de tráfico em Lucas

Drone

Polícia usa drone em mata e consegue prender assaltante que bateu veículo na fuga em Lucas do Rio Verde

Ação Rápida

Policial atira e ladrões fogem em carro com pneus furados em Lucas do Rio Verde; um preso

Cobertura

Fotógrafo condenado por furto e roubo é preso em delegacia enquanto cobria apreensão de 250 kg de droga em MT

16/05/2018 -

Família do jogador Valdívia é mantida refém por 4 horas durante roubo a residência em MT

Eles levaram uma BMW, uma Land Rover, equipamentos eletrônicos e joias. Ladrão disse à família que levariam carro 'porque o Valdívia tem condições de comprar outro'.

16/05/2018 -

Três ladrões que furtavam residência são surpreendidos por policial civil; um suspeito já foi preso

Os PMs continuam as buscas aos dois suspeitos que fugiram.

15/05/2018 -

Preso por agredir esposa, homem invoca ‘Lúcifer’ na frente da PM

A esposa relatou aos policiais que o marido é usuário de drogas, estava desesperado em abstinência e, por isso, descontou nela

15/05/2018 -

Polícia faz barreira em Nova Mutum e recupera caminhonete furtada em Lucas; 4 detidos

Os três confessaram participação no roubo e informaram que um adolescente estaria levando a S-10 para Nova Mutum.

15/05/2018 -

Homem foragido da justiça é preso em Lucas do Rio Verde

Foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto conta ele.

14/05/2018 -

Agentes apreendem celulares camuflados em bebedouro entregue em penitenciária

A direção da penitenciária identificou o preso que seria destinatário do bebedouro e registrou um boletim de ocorrência

14/05/2018 -

Homem é baleado durante assalto em Lucas do Rio Verde; três presos

O trio chegou armado ao estabelecimento e durante o assalto fizeram um disparo que atingiu um homem no braço

14/05/2018 -

Caminhonete roubada em Lucas é recuperada em Nova Mutum, um menor é apreendido

A Força Tática de Nova Mutum foi acionada e ficou no aguardo da camionete, a guarnição de serviço da PM

13/05/2018 -

Presos suspeitos de assalto à fazenda em Lucas

Detidos, os três indivíduos foram submetidos ao reconhecimento pelas vítimas dos dois crimes, e houve a confirmação da participação nos roubos.

09/05/2018 -

Madrasta espanca enteado de 5 anos com cinto e é presa por tortura em MT

Conselho Tutelar denunciou o caso após diretora da escola perceber que ele sofria maus-tratos. Menino havia contado que a madrasta se irritou por ele ter deitado na cama dela.

07/05/2018 -

Padrasto é acusado de estuprar enteada

Os abusos consistiam em acariciar o corpo da criança, sexo oral, acariciar seu membro e passar o membro e mãos nas nádegas da criança.

07/05/2018 -

Homicídio teria ocorrido depois de atentado em Lucas

07/05/2018 -

Moradores denunciam violência em Lucas

Os moradores cobram um policiamento mais intenso na região, justamente pela movimentação de estudantes, moradores, frequentadores de bares e famílias nas igrejas das imediações.

04/05/2018 -

Mulher tenta agredir filho detido com drogas em Lucas

Emocionada, ela foi contida quando tentou agredir o filho e foi retirada da sala de Boletins.

03/05/2018 -

Polícia Civil apreende 2 mil litros de defensivo agrícola irregular

Outras possíveis irregularidades estão sendo checadas pela equipe da GCCO com objetivo de verificar se os produtos são oriundos de roubo ou furto, bem como se seriam adulterados.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora