Arquivos Da Internet

Coleção de dados vazados tem 773 milhões de endereços de e-mail; descubra se o seu foi comprometido

Desse total, mais de 140 milhões nunca haviam sido comprometidos. Site que divulgou o vazamento tem base de dados com mais de 6,47 bilhões de contas vazadas.

17 de Janeiro de 2019 as 20h 34min

Um vazamento de dados, chamado de Collection #1, foi divulgado nesta quinta-feira (17) pelo pesquisador australiano Troy Hunt. Ele tem cerca de 773 milhões de e-mails comprometidos, além de mais de 20 milhões de senhas.

Desse total, 140 milhões são de novos e-mails e 10 milhões de novas senhas, inéditos na base de dados do Have I Been Pwned (HIBP), site de Troy Hunt que permite consultas de senhas e e-mails registrados em vazamentos de dados conhecidos. Os outros e-mails já constavam em vazamentos anteriores.

Para saber se seu endereço de e-mail e senhas foram comprometidos, é possível utilizar as consultas do HIBP, aqui aqui.

Essas informações estavam disponíveis na internet. Hunt descobriu os dados em um fórum de hackers, mas elas foram hospedadas num famoso serviço de computação em nuvem. De acordo com Hunt, como essas contas estavam circulando com facilidade fica mais fácil que sejam utilizadas para fins maliciosos.

Os arquivos vazados nesta quinta-feira apresentam mais de 2,69 bilhões de e-mails e senhas, em quase 90GB de informação. Mas muitos endereços de e-mails estão repetidos. Os 773 milhões de e-mails e 20 milhões de senhas foram descobertos por Hunt depois de limpar a base de dados. Eles foram incluídos no cadastro do HIBP — é o maior número de dados já colocados para consulta no site.

Dicas para senhas mais seguras

Em linhas gerais, o conselho de especialistas é não utilizar a mesma senha para diferentes serviços online, utilizar a autenticação em dois fatores e usar um gerenciador de senhas.

Confira outras dicas sobre senhas:

  1. Agrupe serviços com base nos dados que eles revelam sobre você e tente organizá-los de acordo com a importância desses dados. Comunidades on-line e sites de notícias provavelmente não revelam muitas informações pessoais; lojas possuem números de identificação (RG, CPF, endereço), enquanto seu e-mail pode possuir sua "vida". Quanto mais importante for o serviço, melhor a senha usada precisa ser.
  2. Use senhas repetidas em serviços que possuem informações semelhantes sobre você. Dessa maneira, caso aquela senha seja descoberta, um criminoso não poderá usar a mesma senha em outro serviço para obter informações além daquelas que ele já tem. Por exemplo, usar a mesma senha em uma loja on-line e no banco seria uma péssima ideia.
  3. Evite repetição em serviços que você acredita que não sejam tão seguros e que podem ser comprometidos, revelando sua senha. Isso é mais difícil de determinar, mas alguns casos são óbvios, como por exemplo a sua rede sem fio ou um site que, quando você tenta recuperar sua senha, envia a senha anterior por e-mail (isso normalmente é um sinal de segurança ruim).
  4. Saiba construir senhas fracas e fortes:
    Senhas fracas: não use palavras ou números que formem datas. Fazer uma pequena mistura entre palavras e números é suficiente. Faça senhas que sejam fáceis de memorizar, mas que alguém não possa adivinhar só conhecendo você.
    Senhas fortes: tente misturar letras maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais e números. Se você acha mais fácil de memorizar e o serviço permite, você pode usar uma frase como senha. Tente usar vírgula e pontuação na frase, criando uma senha atendendo a todos os requisitos (você ainda pode colocar números com dinheiro, usando $, para usar mais um caractere especial).
  5. Se a sua memória não é das melhores ou você precisa memorizar muitas senhas, não tenha vergonha de anotar. Guarde as senhas anotadas em um local seguro (se for anotar em papel, não deixe esse papel no monitor ou no teclado, guarde-o na carteira ou outro local particular).
  6. Entenda que sempre haverá um risco relacionado a senhas e tente sempre lembrar ou anotar em quais serviços você usou a mesma para que você possa trocá-la caso a senha venha a ser comprometida. Não é só você que pode perder uma senha – os serviços que você usa também podem sofrer ataques.
  7. Utilize mecanismos de autenticação de dois fatores. Com isso, você gera ou recebe um código pelo celular que será único a cada vez que você fizer login. Assim, mesmo que a senha seja comprometida, sua conta continua protegida.


Fonte: G1

COMENTARIOS

Mais de Tecnologia

Lançamento

Apple lança iOS 13, anuncia sistema operacional próprio para o iPad e acaba com iTunes

Para os celulares, atualização estará disponível a partir do iPhone 6S. Empresa também mostrou novidades para o relógio inteligente Watch, além de uma nova versão do computador Mac Pro.

03 de Junho de 2019 as 22h05

FX Suspensa

Fx Trading está suspensa no Brasil sob pena de multa, diz CVM

A autarquia, então, determinou que fosse imediatamente suspensa veiculação de qualquer oferta pública de investimentos

20 de Maio de 2019 as 14h37

Denúncia

Disque 100 e Ligue 180 recebem denúncias por aplicativo

Os canais de denúncia são gratuitos e funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana

13 de Maio de 2019 as 20h25

Internet Móvel

5G já é realidade nos EUA e na Coreia do Sul: quando chegará ao Brasil?

Nesta semana, países tiveram o lançamento dos primeiros serviços comerciais da tecnologia — mas a maior parte do mundo ainda está na fase de testes, como o Brasil.

08 de Abril de 2019 as 23h17

Dados Expostos

Dados de 540 milhões de usuários do Facebook ficam expostos

Entre as informações vazadas estavam curtidas, comentários, fotos, músicas, informações sobre amigos, eventos e reservas de voos e hotéis dos usuários

04 de Abril de 2019 as 09h33

eSports Brasil

Prêmio eSports Brasil marca o reconhecimento do mercado de games no Brasil

O evento coroou diferentes times e jogadores nacionais na categoria virtual, e também mostrou toda a força que este mercado tem no país

25 de Março de 2019 as 20h59

Propaganda

Procon notifica Empiricus por propaganda de Bettina

A moça disse que nunca falou que transformou 1520 reais em 1 milhão

20 de Março de 2019 as 13h16

Nas Redes Sociais

Apenas 2 deputados de MT estão entre 100 parlamentares mais influentes

No ranking geral, a maior nota foi da deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP)

18 de Março de 2019 as 09h46

Tecnologia

Brasil lança nova estrutura de telecomunicações na Antártida

Presidente Jair Bolsonaro comandou sessão de videoconferência na inauguração do sistema.

12 de Março de 2019 as 19h37

Integração De Redes Sociais

Zuckerberg confirma integração de Whatsapp, Messenger e Instagram Direct

Primeira medida será permitir que os contatos de um app sejam acessíveis nos demais. Mas isso ainda não tem data para começar a valer.

06 de Março de 2019 as 21h34

Site Instável

Facebook tem problemas e fica instável nesta sexta-feira

Problema foi sentido por alguns usuários no Brasil e nos Estados Unidos. Site de detecção DownDetector confirmou problemas na plataforma.

22 de Fevereiro de 2019 as 22h42

InDeal

InDeal Consultoria em Mercados Digitais se manifesta através de nota de esclarecimento

A InDeal investe na capacitação de consultores para que todas as dúvidas sejam sanadas e os clientes satisfeitos.

22 de Fevereiro de 2019 as 08h16

Denúncia

Pedófilos usam YouTube para trocar informações sobre vídeos de crianças

Plataforma diz que está tomando ''medidas agressivas'' para conter o problema. Empresas como Disney e McDonald's retiraram anúncios de vídeos após divulgação de polêmica.

22 de Fevereiro de 2019 as 03h25

Ladrão de senhas

Criminosos brasileiros usam software espião de celular para roubar contas bancárias

Ladrão de senhas dá a criminosos a possibilidade de ver a tela do celular na vítima e controlar o aparelho pela internet. Software estava escondido em falsa atualização do WhatsApp.

22 de Fevereiro de 2019 as 02h22

Lançamento

Com preço salgado e seis câmeras, Samsung lança celular dobrável

Aparelho tem duas telas, uma na parte da frente e uma na dobra. Galaxy Fold foi anunciado por US$ 1.980.

22 de Fevereiro de 2019 as 02h11

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Você faz uso do sistema Público de Saúde?

Sim

Não – Eu tenho Plano de saúde

Parcial
veja +

COTAÇÃO