A apresentação do plano estratégico do Luverdense Esporte Clube para os próximos dez anos mostrou que ousadia em gestão é a palavra chave. O consultor de marketing Fabio Fiorini foi contratado para desenvolver o plano que consiste em estratégias de “Branding”, que significa construção e gestão de marcas.
O que se pretende á tornar a marca Luverdense reconhecida, respeitada e amada em território nacional. Para isso, a meta traçada no aspecto esportivo e técnico, é disputar a série A do campeonato brasileiro até 2019, e no aspecto empresarial, nesta data, o Luverdense Esporte Clube deve ter seu reconhecimento em âmbito nacional , como excelência na prática de futebol profissional.
De acordo com Fabio, apenas 4 clubes brasileiros tem esse planejamento, Internacional de Porto Alegre, São Paulo, Corinthians e agora o Luverdense. Em sua apresentação, Fabio mostrou a importância em se ter uma marca forte, reconhecida, afixada na memória do consumidor, nesse caso o fã de futebol.
O consultor falou brevemente sobre o modelo de gestão que transformou o Barcelona no segundo clube de futebol mais rentável do mundo, depois de quase fechar as portas, no inicio da década passada.
O plano apresentado para tornar a marca Luverdense reconhecida tem desde a conquista de patrocínio para o clube, como estampas nas camisas e patrocínios pontuais para jogos até o treinamento de jogadores, para que aprendam a lidar com a valorização da marca.
Otimista, Fabio afirmou que o planejamento já começou a ser desenvolvido, o que chamou de “Orgulho Matogrossense”, citando ações que irão atrair parceiros empresariais para o clube, mas com a preocupação de que cada parceiro tenha o retorno ao investir na marca.
O presidente do Luverdense Helmute Lawisch, gostou do que ouviu e falou sobre o momento, inimaginável quando o clube foi criado, há dez anos. Pouco antes, durante a leitura do novo estatuto do Luverdense, Helmute havia falado sobre a criação de duas categorias de sócios, para aproximar o torcedor do clube e capitalizar o Luverdense, que neste ano disputa a série B do futebol brasileiro, com clubes como Vasco da Gama, Ponte Preta e Paraná.