O Corinthians definitivamente entrou para a história do Luverdense. Foi o clube que alçou o LEC após disputa na Copa do Brasil do ano passado e agora serve de modelo de gestão empresarial. O plano que pretende alçar a marca da equipe de Lucas do Rio Verde em todo o território nacional em cinco anos foi apresentado ontem à noite, em cerimônia realizada no auditório dos Pioneiros, na Prefeitura Municipal.
Uma empresa de consultoria foi contratada e traçou o arrojado planejamento, que pretende atrair parceiros já para a Série B e garantir a permanência do clube na divisão do futebol nacional. A ideia é fazer com que empresas, pequenas, médias ou grandes, lucrem com a exposição que o time de Mato Grosso terá ao disputar partidas da segunda divisão.
O presidente do clube, Helmute Lawisch, sinalizou que a transformação em clube-empresa é uma tendência mundial e vários clubes brasileiros seguirão essa trajetória. “Copiar o que dá certo não faz mal a ninguém e temos que ter humildade para aprender com sabe”, declarou o dirigente.
Ao falar sobre o Corinthians, Lawisch reconheceu que atualmente o clube paulista tem a marca mais forte do futebol brasileiro, conseguindo anualmente melhorar sua arrecadação e atrair novos investidores.
O modelo de gestão deve alavancar o time dentro e fora das quatro linhas. Em cinco anos o clube espera ter sua marca reconhecida e valorizada em todo o país. Nesse mesmo prazo, a expectativa é que consiga chegar à elite do futebol. Nesse sentido, Helmute cita outro clube que tem conseguido se destacar no país. Adversário que ‘segurou’ o LEC na Série C em 2012, a Chapecoense subiu para a B e no ano passado ascendeu à Série A.
“Pra isso nossa marca tem que ser mais forte. Contar com o apoiamento, não só da nossa região, como de todo o Estado de Mato Grosso, ser um veículo de fortalecimento, não só da nossa marca, mas contribuir com os nossos parceiros”, disse o presidente, reafirmando a necessidade de melhorar a estrutura do clube e fortalecer o setor de base, para a revelação de promessas para o futebol. “Estamos aprendendo, melhorando dia após dia. Não é proibido fazer aqui no interior de Mato Grosso”, ressalta.
O responsável pela empresa contratada revela que o Luverdense se junta ao Corinthians, Internacional de Porto Alegre e São Paulo, com a adoção da estratégia de ‘branding’, um marketing diferenciado, que visa o fortalecimento de marcas já conhecidas no mercado. Fábio Fiorini observa que os clubes têm departamentos de marketing preparados para vender publicidades em suas camisas e outras ações pontuais. “Pretendemos com esse projeto, além do tradicional, criar uma relação muito profissionalizada com os investidores do futebol, que isso se transforme em resultado para ele”, explicou o consultor.
Na sua ótica, o grande desafio é cultural, buscando mudar a concepção dos objetivos esperados com o investimento feito em clubes de futebol. Por outro lado, Fiorini sustenta que os próximos meses serão de trabalho intenso, buscando mostrar que é possível um projeto ousado, como o traçado para o Luverdense, ser colocado em prática numa cidade do interior do país. “O operacional a gente tem certeza que consegue fazer com excelência. O cultural, com um pouco de paciência, a gente consegue fazer as pessoas aderirem projetos como esse”, finalizou.