O equipamento foi viabilizado e patrocinado pela Cearpa e as cooperativas Sicredi e Cresol. "É uma ação muito importante, a gente foi acionado e teve uma ciência do formato que eles estavam trabalhando, e acho que de extrema importância a gente ter uma viatura hoje com a tecnologia Starlink. Para a gente é uma oportunidade muito boa de poder participar, de poder estar colaborando, estar contribuindo para a segurança dos produtores rurais", ressalta Luiz Eduardo, presidente da CEARPA.
Com essas nova ferramenta os policiais da patrulha rural, terão agora mais essa falicidade no contato mais rápido e eficiente no atendimento das ocorrência nas zonas rurais. "É claro que nós, também, hoje, junto com a Starlink, temos já os rádios, né? Que também tem um longo alcance. Mas tudo que é de bom grado, a tecnologia, ela ajuda no nosso trabalho. Hoje, nós estamos usando muito na área rural. Esse contato, chegamos em alguns locais, às vezes, tem um carro suspeito. Nós temos uns grupos de WhatsApp, onde, em tempo real, os agricultores nos mandam qualquer tipo de suspeita, qualquer tipo de denúncia, para nós conseguirmos, o mais rápido possível, estar verificando se está acontecendo algum ilícito", explica o Ten Cel PM Paulo Sechi.
É importante ressaltar, que segundo o próprio comandante afirmou, depois que foi implantada a Patrulha Rural, os números, principalmente na questão de furto e roubo, eles quase zeraram. "Porque nós tínhamos uma constância, nos anos anteriores, de termos alguns tipos de furto, alguns tipos de roubo de insumo, de agrotóxicos. E, com esse patrulhamento, conseguimos chegar quase à estaca zero".
Mín. 21° Máx. 38°