A movimentação de mercadorias nos portos públicos da Região Sul do Brasil apresentou crescimento expressivo em março, em comparação com o mesmo período do ano anterior. No terceiro mês do ano, a alta foi de 7%, o maior volume para o mês nos últimos 10 anos, bem acima da média nacional, que foi de 1,96%. Os dados fazem parte do relatório aquaviário divulgado neste mês pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o recorde não é fruto do acaso, mas sim de uma transformação em curso nos portos brasileiros. “Estamos falando de investimentos bilionários voltados à modernização e ao futuro do setor portuário nacional. São obras estruturantes que aumentam a eficiência dos terminais, atraem novos negócios e tornam nossos portos cada vez mais competitivos no cenário global. É a maior carteira de investimentos da história do setor, e ela está abrindo caminho para um novo ciclo de crescimento sustentável da nossa economia”, afirmou.
De acordo com o secretário nacional de Portos, Alex Ávila, o crescimento expressivo nas movimentações portuárias é resultado de uma combinação de fatores. “No caso dos cereais, o avanço se deve, principalmente, aos volumes crescentes da produção agrícola, impulsionados por safras recordes previstas, além dos investimentos significativos realizados em nossos portos nos últimos anos. Na Região Sul, por exemplo, contamos com alguns dos principais portos especializados na movimentação de granéis vegetais, como Paranaguá, São Francisco do Sul e Rio Grande. Esses terminais têm papel estratégico e são grandes contribuintes para o escoamento da safra brasileira”, destacou.
No Paraná, o crescimento geral da movimentação portuária foi de 10,22%, impulsionado principalmente pelo aumento de 20% no volume de granéis sólidos. As cargas conteinerizadas também apresentaram alta, de 6,47%, juntamente com as demais cargas, que registraram aumento de 2,42%.
Santa Catarina teve um avanço de 3,84% no total movimentado, com destaque para o impressionante crescimento de 224,19% nas cargas conteinerizadas. O Porto de São Francisco do Sul liderou esse desempenho no estado. Já no Rio Grande do Sul, o crescimento geral foi de 3,24%, com destaque para o Porto de Rio Grande. A movimentação de cargas conteinerizadas aumentou quase 17%, impulsionando economicamente o estado.
O resultado confirma a tendência de retomada e expansão da atividade portuária na Região Sul, refletindo tanto o aumento da demanda externa quanto a eficiência dos terminais no escoamento de produtos.
Concessão e ritmo de crescimento
Para manter o ritmo de expansão da logística portuária, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) confirmou, na última semana, o segundo bloco de leilões portuários deste ano, que totaliza R$ 1,03 bilhão em investimentos.
O leilão contempla quatro terminais, incluindo o POA26, localizado na Poligonal do Porto Organizado de Porto Alegre (RS). A previsão é que o certame seja realizado em julho deste ano, após a aprovação dos estudos e a deliberação e publicação do edital pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Além do terminal em Porto Alegre, o novo bloco abrange áreas nos portos do Rio de Janeiro (RJ), Vila do Conde (PA) e Maceió (AL).
“O segundo bloco prevê a ampliação da capacidade logística para o escoamento da produção agrícola do Brasil, viabilizando maior infraestrutura de transporte, geração de emprego e renda, além de mais conforto para passageiros e turistas”, acrescentou o ministro Costa Filho.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos