Em reunião na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), técnicos da Pasta informaram ao vereador Wanderley Paulo que as obras de conclusão da Escola Técnica de Sorriso (ETEC) de Sorriso estão bastante avançadas. Segundo eles, a previsão é de que a inauguração ocorra no segundo semestre desse ano.
Na obra estão sendo investidos mais de R$ 12,7 milhões. A unidade terá capacidade para atender 1,5 mil alunos e contará com uma estrutura moderna de dois pavimentos, incluindo 11 laboratórios profissionalizantes, um laboratório especial, 12 salas de aula, auditório para 148 pessoas, biblioteca, refeitório, centro de convivência, ginásio poliesportivo coberto, área administrativa e estacionamento.
Atualmente, os cursos de Automação e Informática e de Ensino Médio funcionam na Escola Estadual Ignácio Schevinski Filho. Com a oferta do prédio, a intenção é aumentar a oferta de cursos profissionalizantes como manutenção de máquinas industriais, desenvolvimento de sistemas, logística, administração, ciências contábeis e comércio exterior.
Os cursos técnicos da Seciteci são gratuitos e foram definidos através de um estudo das vocações de cada região de Mato Grosso. Os alunos são capacitados em áreas que possuem alta demanda no mercado de trabalho regional e poderão qualificar-se profissionalmente já no Ensino Médio e concluir ao mesmo tempo o ensino básico com um diploma de capacitação técnica.
Na opinião de Wanderley, a unidade será fundamental para ampliar as oportunidades de qualificação profissional. “O nosso município vai oferecer aos jovens a chance de se preparar para o mercado de trabalho com qualidade ainda no ensino regular. A escola técnica vai proporcionar formação em áreas estratégicas, além de valorizar os talentos locais já no ensino médio, o que é muito bom”, afirmou o vereador.
Texto: Ângela Gimenez
Fotos: Assessoria