A Comissão de Relações Exteriores (CRE) recebe especialistas em comércio exterior para debater os desafios das novas regras do comércio internacional, marcadas pela elevação dos impostos de importação nos Estados Unidos. A audiência pública está marcada para esta quinta-feira (29), às 10h
No requerimento de realização da audiência ( REQ 10/2025 — CRE ), o presidente da CRE, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), citou as decisões do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que elevaram as tarifas de importação da maioria de seus parceiros comerciais, afetando o Brasil e gerando “uma inflexão importante nas regras de comércio internacional”. Em sua opinião, as tarifas já impactam todos os setores de exportação brasileiros, e cabe ao Congresso ouvir esclarecimentos sobre como o país tem feito negociações para enfrentar o protecionismo externo.
“O Brasil precisa estar preparado para enfrentar os atuais desafios do sistema de comércio internacional, de modo a resguardar a competitividade de suas cadeias produtivas e os empregos a elas associados”,argumenta Nelsinho.
O vice-presidente da República e ministrodo Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços,Geraldo Alckmin, estava na lista de convidados,e será representado por Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior do ministério. Estes são os outros convidados:
Rubens Barbosa, presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Irice);
Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Atração de Investimentos (ApexBrasil);
Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto, secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores;
Roberto Azevêdo, ex-diretor da Organização Mundial de Comércio (OMC);
Adalnio Senna Ganem, cônsul-geral do Brasil em Nova York;
Marcos Troyjo, ex-secretário especial de comércio exterior e assuntos internacionais do Ministério da Economia.