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Silvio Costa Filho defende descentralização e fortalecimento da infraestrutura regional, no programa Bom Dia, Ministro

Em entrevista a rádios do País, o ministro listou a robusta carteira de projetos do Brasil e disse que o País é importante player na atração de inv...

Redação
Por: Redação Fonte: Ministério dos Portos e Aeroportos
27/05/2025 às 11h46
Silvio Costa Filho defende descentralização e fortalecimento da infraestrutura regional, no programa Bom Dia, Ministro
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, defendeu nesta terça-feira (27), em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro!, a descentralização e o fortalecimento da infraestrutura regional de portos, aeroportos e hidrovias. Foto por: Vosmar Rosa

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, defendeu nesta terça-feira (27), em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro!, a descentralização e o fortalecimento da infraestrutura regional de portos, aeroportos e hidrovias. No programa, que contou com a participação de várias rádios de todas as regiões do País, o ministro listou a robusta carteira de investimentos do Brasil no setor e avaliou que o País atravessa um ótimo momento que o coloca como um importante player na atração de investidores internacionais.

“O Brasil vive um excelente momento do ponto de vista internacional, abriu mais de 340 novos mercados, e o mundo tem observado o Brasil como a grande janela de oportunidades”, afirmou o ministro. “O Brasil está crescendo sob a liderança do presidente Lula. Estou muito confiante que este ano vamos crescer quase 3%, ou até mais, e vamos terminar o ano também com o menor desemprego da história”, acrescentou.

Silvio Costa Filho ressaltou que o Brasil tem a maior carteira de projetos da história, com a previsão de realizar 60 leilões entre 2023 e 2026, com investimentos de R$ 30 bilhões de reais. Diante disso, o ministro afirmou que existe um forte apetite de empresas estrangeiras para participar de leilões que serão realizados neste ano, como o do Túnel Santos-Guarujá, que será o maior túnel submerso da América Latina.

“Nós estamos fazendo, nos quatro anos do governo Lula, investimentos na ordem de R$ 10 bilhões”, disse o ministro sobre o Porto de Santos, referindo-se a R$ 6 bilhões do túnel e R$ 5 bilhões sobre o terminal de contêiners, o Santos 10, que vai dobrar a capacidade do Porto de Santos. “Estamos acelerando isso, porque quando há um grande investimento no setor portuário, isso gera emprego e renda e movimenta a economia daquela área”, acrescentou.

Entre os empreendimentos, estão também os quatro terminais do segundo bloco de leilões portuários, com valor total de R$ 1,03 bilhão. O novo bloco engloba quatro terminais nos seguintes portos: Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Vila do Conde (PA) e Maceió (AL). “São leilões no Nordeste brasileiro, no Norte do país, no Rio Grande do Sul, na região da Amazônia Legal. Então, tudo isso vai descentralizar o setor portuário e, mais do que isso, vai gerar emprego e fortalecer a economia em todas essas regiões do país. É uma prioridade do nosso governo”, afirmou.

No setor aéreo, a descentralização também está entre os principais projetos. Silvio Costa Filho citou o programa AmpliAr, que será lançado pelo MPor e tem como objetivo expandir a infraestrutura aeroportuária brasileira com foco em regiões onde o modo aeroviário tem papel importante no desenvolvimento local. “O que nós estamos fazendo agora é aumentando, através do Ampliar, esses investimentos na aviação regional, porque com o crescimento do turismo de lazer e com o crescimento do turismo de negócios, a gente precisa cada vez mais fortalecer essa aviação regional”, acrescentou.

Sobre o setor hidroviário, o ministro comentou também a concessão, nesta segunda-feira, pelo Ibama, da licença ambiental que deverá viabilizar a navegabilidade na hidrovia do rio Tocantins, uma das principais vias de transporte sustentável entre o Centro-Oeste e o Norte brasileiro. A licença permite intervenções em determinados trechos do rio para efetivar o derrocamento do chamado Pedral do Lourenço, formação rochosa no fundo do rio que restringe a passagem segura de embarcações de carga.

Costa Filho comentou ainda as iniciativas do MPor de inclusão, como a instalação de salas multissensoriais em aeroportos, para acolhimento de passageiros com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o intuito de reduzir o estresse provocado pelo ambiente do terminal aéreo.

Outra medida ressaltada pelo ministro foi a campanha Assédio Não Decola, alinhada ao objetivo do Governo Federal de fortalecer políticas que promovam ambientes de trabalho seguros, respeitosos, inclusivos e com equidade de gênero. O Guia de Combate ao Assédio no Setor da Aviação Civil foi lançado semana passada pelo Mpor em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Assessoria Especial de Comunicação Social

Ministério de Portos e Aeroportos

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