Na manhã desta terça-feira (27), o prefeito Alei Fernandes esteve reunido com o secretário municipal de Saúde, Vânio Jordani, e os coordenadores da pasta para discutir estratégias e definir ações voltadas à melhoria do atendimento em saúde no município. Alei reafirmou seu compromisso com a saúde pública e destacou sua forma de trabalhar com planejamento, responsabilidade na aplicação dos recursos públicos e ações que reflitam, a curto e longo prazo.
Alei reconheceu o esforço dos profissionais da saúde e ressaltou a importância de cada na construção de uma gestão mais humanizada. “Aqui, eu parabenizo essa classe de trabalhadores que saem de casa para cuidar do próximo”.
Entre os temas da reunião, o chefe do Executivo falou da melhoria na arrecadação municipal e da economia de recursos, que serão utilizados para ampliar os serviços de saúde, como a implantação do Hospital Municipal e a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para a Zona Leste.
“A saúde é prioridade absoluta da nossa gestão. Fiz questão de conferir in loco a situação atual, visitei algumas unidades, ouvi os profissionais e os usuários e vi a necessidade de descentralizar algumas demandas, especialmente diante da sobrecarga na UPA Central, intensificada em períodos de surtos de gripe e outras doenças sazonais”, explicou Alei Fernandes.
O secretário Vânio Jordani destacou a importância da reunião e do planejamento em conjunto. “A cada reunião, avaliamos o que pode ser aprimorado e planejamos com foco na eficiência dos serviços. Essas análises são fundamentais para alinhar e manter a equipe unida em torno de objetivos comuns”, afirmou.
O prefeito aproveitou para destacar que a gestão está empenhada em trazer soluções para os agravamentos registrados na saúde local. Durante uma reunião realizada com o Legislativo, na última sexta-feira (23), foram debatidos a situação de pacientes que estão na UPA aguardando regulação para o Hospital Regional, o fluxo de atendimento nas unidades e a ampliação dos serviços da rede de saúde. Segundo ele, foi necessária a criação de uma comissão para cuidar de casos que precisam ser judicializados.
“Precisamos reduzir a dependência da regulação estadual. Junto com o Legislativo estamos empenhados em buscar com o Estado e o Governo Federal a resolução desses gargalos para que o cidadão se sinta respeitado e bem atendido em todas as unidades de saúde do Município”, destacou.
Texto: Janaína Oliveira
Fotos: Rômalo Bessa
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).