A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que já enfrenta alta demanda diária de pacientes, pode ganhar um reforço para agilizar os serviços. A Indicação nº 699/2025 propostas do vereador Wanderley Paulo (Progressistas) sugere a implantação de mais um setor de triagem na unidade, com o objetivo de diminuir as filas e acelerar o atendimento inicial.
Atualmente, todos os pacientes que chegam à UPA passam por uma avaliação de enfermeiros, que classificam a urgência de cada caso por meio de um sistema de cores – do mais grave ao menos complexo. No entanto, o número reduzido de profissionais e o grande fluxo de pessoas têm causado longas esperas e reclamações constantes.
A ideia é que, com mais um setor de triagem, o tempo de espera seja reduzido, permitindo que casos graves sejam atendidos com mais rapidez e que pacientes com problemas menos urgentes sejam direcionados corretamente para UBSs, evitando a sobrecarga no sistema.
Se aprovada, a medida pode trazer mais eficiência ao atendimento e melhorar a experiência dos usuários da UPA. Agora, a proposta segue para análise nas comissões da Câmara antes de ser encaminhada ao Executivo.