
O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (SINDJOR/MT) emitiu nota oficial nesta terça-feira (8) repudiando formalmente a agressão física praticada pelo jornalista Daniel Trindade contra o vereador Marcos Vinícius Borges durante sessão da Câmara Municipal de Sinop.
Em documento assinado pelo presidente Itamar Perenha, a entidade classifica como "inaceitável qualquer tipo de violência como forma de resolução de conflitos" e destaca que a conduta do profissional é "diametralmente oposta aos princípios éticos que regem a profissão".
O sindicato manifestou "profundo repúdio" aos atos violentos e solidarizou-se publicamente com o vereador agredido, ressaltando que "discordâncias e críticas, por mais contundentes que sejam, devem ser tratadas no campo do diálogo e do respeito".
A nota informa que a Comissão de Ética do SINDJOR/MT já foi notificada sobre o caso e está adotando as providências para apuração dos fatos. O processo seguirá os ritos estatutários da entidade, garantindo direito à ampla defesa, com aplicação de medidas cabíveis ao final.
A posição institucional reforça o compromisso da categoria com "um jornalismo ético, responsável e que repudia a violência em todas as suas formas", distanciando a classe profissional dos atos praticados pelo jornalista envolvido no incidente.
NOTA DE DESAGRAVO E REPÚDIO
O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (SINDJOR/MT), no uso de suas atribuições, vem a público manifestar seu profundo repúdio aos atos de agressão física praticados pelo jornalista Daniel Trindade contra o vereador Marcos Vinícius Borges, ocorridos nas dependências da Câmara Municipal de Sinop durante sessão legislativa.
O SINDJOR/MT desaprova totalmente e considera inaceitável qualquer tipo de violência como forma de resolução de conflitos. A atividade jornalística é pautada pelo debate de ideias, pela palavra e pela argumentação, sendo a agressão física um recurso diametralmente oposto aos princípios éticos que regem a profissão e que não representa a categoria dos jornalistas de Mato Grosso.
Neste sentido, expressamos nossa total solidariedade ao vereador Marcos Vinícius Borges. Discordâncias e críticas, por mais contundentes que sejam, devem ser tratadas no campo do diálogo e do respeito, jamais podendo descambar para a violência, especialmente dentro de uma casa de leis, pilar da nossa democracia.
Informamos que a Comissão de Ética do SINDJOR/MT já foi notificada e está tomando as devidas providências para a apuração necessária dos fatos. O processo seguirá os ritos previstos no estatuto da entidade, garantindo o direito à ampla defesa, e ao seu final serão aplicadas as medidas cabíveis.
Reafirmamos nosso compromisso com um jornalismo ético, responsável e que repudia a violência em todas as suas formas.
Itamar Perenha
Presidente do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (SINDJOR/MT)
Link da nota: https://sindjormt.org.br/noticias/nota-de-desagravo-e-repudio/