Terça, 23 de Dezembro de 2025
20°C 27°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Procon de Sorriso firma acordo com empresa notificada por propaganda enganosa

“Nosso foco é contribuir para a consolidação de um novo contexto na relação entre fornecedor e consumidor, em que o Código de Defesa do Consumidor ...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
21/10/2025 às 11h33
Procon de Sorriso firma acordo com empresa notificada por propaganda enganosa
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

“Nosso foco é contribuir para a consolidação de um novo contexto na relação entre fornecedor e consumidor, em que o Código de Defesa do Consumidor regule esta relação naturalmente, e para isso, as ações estão mais voltadas à educação do que à punição”, explica o diretor-executivo do Procon de Sorriso, Michel Ferreira.

Nesta segunda-feira (20 de outubro), junto à advogada Gislaine Krieser, Ferreira selou um compromisso de ajustamento de conduta (CAC) para uma empresa notificada por publicidade enganosa ou abusiva. “Em vez de multar a empresa que a advogada representa, optamos, em comum acordo, por firmar este compromisso”, destaca;

A empresa deve seguir as seguintes regras: parar imediatamente com a propaganda enganosa e manter exposto, de forma bem clara, todas as informações referentes aos itens vendidos pela empresa. O termo também obriga a empresa a providenciar a colocação de cartazes sobre a necessidade de o cliente exigir a nota fiscal; as formas de pagamento aceitas pela empresa; o telefone do Procon; e o reforço de “proibido fumar”.

Ferreira lista ainda que a empresa deve produzir e veicular, em até 45 dias, em suas redes sociais, uma campanha educativa  para as pessoas não “caírem” em propagandas enganosas. Como parte integrante do “vamos aprender para não errar novamente”, o CAC também prevê a participação, de todos os colaboradores da empresa, em palestras educativas sobre direitos do consumidor, que serão ministradas por servidores do Procon.

Para a advogada, é louvável a intenção de o Procon resolver a questão da melhor forma possível, estimulando assim os empresários a agirem preventivamente. “Agradeço por firmar este primeiro CAC com o Procon e já é visível que os empresários estão mais atentos a respeitar todos os direitos do consumidor, antes que os problemas aconteçam”, reitera a representante.

Fale com o Procon

A unidade do Procon Municipal funciona no Ganha Tempo Central, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Também há um posto de atendimento no Ganha Tempo da Zona Leste. Para acionar o órgão de defesa do consumidor, também é possível entrar em contato pelos telefones 3545 4771 e  (66) 9938 1091 (para denúncias) e o (66) 99715 9078.

  • Texto: Nádia Mastella

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    Lucas do Rio Verde, MT
    26°
    Tempo nublado
    Mín. 20° Máx. 27°
    28° Sensação
    3.59 km/h Vento
    77% Umidade
    100% (19.46mm) Chance chuva
    06h16 Nascer do sol
    19h09 Pôr do sol
    Quarta
    29° 19°
    Quinta
    28° 19°
    Sexta
    27° 19°
    Sábado
    27° 20°
    Domingo
    30° 20°
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Economia
    Dólar
    R$ 5,54 -0,97%
    Euro
    R$ 6,52 -0,73%
    Peso Argentino
    R$ 0,00 +0,00%
    Bitcoin
    R$ 515,283,86 -0,71%
    Ibovespa
    160,343,31 pts 1.39%
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade