
Por meio da Indicação 1234/2025, apresentada pelas vereadoras Prof.ª Silvana Perin (MDB) e Jane Delalibera (PL), a Câmara está propondo ao Poder Executivo a implantação de um programa municipal de saúde integral do homem no município.
Segundo a matéria, entre as ações previstas no programa estão iniciativas de prevenção ao câncer de próstata, fortalecimento da saúde urológica, com acompanhamento de condições relacionadas aos rins, bexiga e sistema urinário, além de medidas voltadas à prevenção de doenças cardiovasculares, uma das principais causas de mortalidade entre os homens, e doenças mentais, como ansiedade e depressão.
As parlamentares ressaltam que outro ponto central do programa é o enfrentamento do alcoolismo e da dependência química, com ações estruturadas de prevenção, tratamento e reinserção social. “Como os homens procuram menos os serviços de saúde, o que contribui para o diagnóstico tardio de doenças evitáveis ou tratáveis em estágios iniciais, defendemos que a implantação dessa iniciativa representa um avanço significativo na promoção da saúde pública”, frisam
A indicação será encaminhada às pastas de Administração e de Saúde.