
Desde 1º de janeiro, entrou em vigor em todo o território nacional o novo sistema de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e). No entanto, nos primeiros dias do ano, algumas empresas enfrentaram dificuldades para a emissão do documento.
Com a migração decorrente das mudanças trazidas pela Reforma Tributária, contribuintes de Lucas do Rio Verde também registraram problemas para emitir a NFS-e. Segundo a Secretaria Municipal de Fazenda, a situação foi normalizada ainda na quinta-feira (8).
De acordo com o secretário de Fazenda, Giovanni Rodrigues da Silva, a instabilidade ocorreu devido à integração com a plataforma do Governo Federal. “As novas regras da Reforma Tributária preveem a integração com o sistema federal. Tivemos uma incompatibilidade nesse processo, o que gerou dificuldades para alguns contribuintes na emissão da nota fiscal. No entanto, na quinta-feira conseguimos estabilizar o sistema por volta do meio-dia. Ainda há alguns registros pontuais de inconsistências, mas seguimos trabalhando na estabilização com o suporte da empresa responsável”, explicou.
A Secretaria de Fazenda informa que, em Lucas do Rio Verde, a emissão da nota fiscal é realizada por meio de sistema próprio da Prefeitura. Em caso de dúvidas ou dificuldades, os empresários podem entrar em contato com a empresa responsável pelo sistema Betha, pelo telefone 0800 700 0107.
As instabilidades registradas envolveram falhas cadastrais e problemas na atualização de códigos de serviços, situação que também afetou outros municípios brasileiros.