
O uso estratégico da tecnologia tem se consolidado como um dos principais aliados da Polícia Militar de Mato Grosso, durante às ações de fiscalização no patrulhamento tático e ostensivo, nos 142 municípios. O Governo do Estado investiu mais de R$ 11 milhões na parte digital à instituição, desde 2022.
Atualmente, a Polícia Militar conta com 100% dos seus rádios em transmissão digital, impossibilitando que as frequências sejam copiadas por terceiros e integrantes de facções criminosas. Também foram adquiridos aparatos tecnológicos para autuações, checagens e confecção dos Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs).
Os recursos também foram aplicados em desenvolvimento de software, como Sistema Auto de Infração de Trânsito, Sistema Certidão de Acidente de Trânsito e o PMobile, aplicativo de consulta policial que proporcionam mais agilidade ao trabalho policial e demais serviços de Tecnologia da Informação (TI).
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, essas ferramentas, aliadas ao treinamento operacional, têm potencializado abordagens, ampliado a capacidade de resposta das equipes e contribuído de forma direta para o enfrentamento à criminalidade.
Conforme o comandante, o emprego de sistemas informatizados, radiocomunicação digital, bancos de dados em tempo real e recursos de videomonitoramento, como o Vigia Mais MT, permite que os policiais realizem fiscalizações mais precisas e seguras, tanto em áreas urbanas, quanto nas áreas rurais.
A tecnologia tem possibilitado, por exemplo, a rápida checagem de veículos e pessoas, o monitoramento de áreas estratégicas e o acompanhamento de deslocamentos suspeitos, tornando o policiamento mais eficiente e preventivo.

"Esses avanços fazem parte dos investimentos do Governo do Estado, por meio do programa Tolerância Zero. A Polícia Militar vive hoje uma realidade completamente diferente, com investimentos históricos, nos seus 190 anos de criação. Nossos policiais contam com tecnologia de ponta, sistemas integrados e equipamentos modernos, que permitem uma atuação mais rápida, segura e eficiente, no patrulhamento tático e ostensivo, refletindo diretamente na redução da criminalidade em Mato Grosso", ressaltou o coronel Fernando.