
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza durante o mês de janeiro dois mutirões de atendimento psicológico, o primeiro de 12 a 16 e o segundo, de 26 a 31.
A iniciativa faz parte das ações do Janeiro Branco, campanha nacional tem como objetivo a conscientização sobre a importância da saúde mental e emocional.
Segundo a coordenadora da Equipe Multiprofissional Laylla Haas, o objetivo dos mutirões é agilizar o atendimento dos pacientes, avaliar quem realmente necessita de apoio e encaminhar de acordo com a necessidade.
Foram agendados pouco mais de 1.200 pacientes, entre crianças, adolescentes e adultos, de ambos os sexos. O atendimento é realizado no Espaço Saúde.
Ainda segundo a coordenadora, a maioria da demanda é de mulheres com queixas que se enquadram no quadro de depressão e ansiedade, seguido do público infantil e adolescentes.
O atendimento consiste no acolhimento em grupo, no qual os pacientes são triados e encaminhados para grupos menores ou individual, de acordo com as necessidades de cada um.
“Esse primeiro contato é essencial pra avaliar cada paciente, analisar quem é prioridade e necessita de um acompanhamento multiprofissional e aqueles que podem ser tratados em terapias individuais ou em grupo”, ressalta.
Além da Equipe Multiprofissional, o Caps Adulto também está realizando palestras nas empresas. A proposta é orientar os trabalhadores para os sinais que possam indicar algum transtorno mental.