
“É um sentimento de orgulho e, ao mesmo tempo, de grande responsabilidade iniciar a carreira militar em uma das polícias mais bem equipadas do país. Isso reforça o compromisso de atuar com profissionalismo, preparo técnico, honrando a farda e a confiança que a sociedade deposita na PM de Mato Grosso”, afirmou o soldado Alef Ribeiro.
Alef veio do Estado de Rondônia para ser integrante da corporação militar mato-grossense e é um dos 204 novos policiais formados no 33º Curso de Formação de Soldados, que desde 12 de dezembro de 2025 passaram a integrar o quadro de praças da PMMT, reforçando e fortalecendo o combate à criminalidade em todo o Estado de Mato Grosso.
O soldado contou que a inspiração para ingressar na polícia veio de dentro de casa, onde seu pai e seu irmão são policiais civis de Rondônia, e que conheceu, do Estado vizinho, o trabalho da PMMT.
“Conheci a Polícia Militar de Mato Grosso por meio do trabalho que ela desenvolve diariamente nas ruas, bem como pelas ações ostensivas e preventivas que sempre estiveram presentes no meu cotidiano, como uma instituição séria, organizada e fundamental para a segurança da população”, conta.
Soldado Alef ao lado de seu irmão e pai, que são policiais civis (Crédito: Arquivo pessoal)
Ele destaca ainda que, durante o curso de formação, pode conhecer de perto os valores da instituição, que completou 190 anos em 2025, e a seriedade do trabalho e os investimentos que a corporação recebeu do Governo do Estado.
“Levo como principais aprendizados o controle emocional, o espírito de equipe, a resiliência e o respeito às normas, valores que levarei tanto para a carreira quanto para a vida pessoal. Durante o curso de formação, foi possível conhecer e ter contato com armamentos, equipamentos e tecnologias modernas, o que demonstra o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da segurança pública. Esses investimentos proporcionam melhores condições de trabalho ao policial e refletem diretamente na qualidade do serviço prestado à sociedade”, exclamou.
Os 204 novos soldados da PM fazem parte da lista de aprovados do Concurso da Segurança Pública, realizado em 2022, e foram chamados em 2025 para reforço do efetivo, como uma das metas do Programa Tolerância Zero, e iniciaram a formação em abril deste ano, na sede da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap-PMMT), em Cuiabá.
Após a conclusão do 33º Curso de Formação de Soldados, os formandos foram distribuídos de maneiras equivalentes em todos os 15 Comandos Regionais e no Comando de Policiamento Especializado da Polícia Militar de Mato Grosso, em sua maioria no interior do Estado.
A soldado Yasmin Lara Magalhães França, que também se formou no 33º CFSD, afirma que sempre teve o sonho de ser uma policial militar e que tornou isso possível com a influência de familiares.
“Tinha o sonho de ser PM, mas acredito que o que mais influenciou foi a convivência de familiares e amigos. Sempre admirei o trabalho da gloriosa, de servir e proteger e acredito ser a profissão mais honrosa que uma pessoa possa ter. Ser policial vai além de sonho, tem que ter vocação e, no curso, aprendi muito mais sobre o que é trabalhar em conjunto, cuidar do seu parceiro e a disciplina que nos é passada durante o curso transforma nossa vida tanto profissional quanto pessoal”, pontua a soldado.
A soldado também compartilha e destaca o sentimento de orgulho e honra de vestir a farda da Polícia Militar e atuar na segurança pública. “Me sinto muito honrada e com orgulho em pertencer a PMMT, pois temos os melhores equipamentos e servidores que não medem esforços para fazer acontecer. A PM está de parabéns, os investimentos são enormes e a tendência é só melhorar, pois trabalhamos com equipamentos modernos e de altíssima qualidade, graças ao trabalho de toda equipe envolvida nos estudos técnicos e afins”, afirmou.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, enfatiza que a paixão dos novos policiais ao trabalho é primordial para o bom desempenho das funções dentro da PM. “É muito gratificante poder contar com novos policiais que entram apaixonados pela profissão e que estão dispostos a servir e proteger os cidadãos mesmo com o risco da própria vida, pois o trabalho da Polícia Militar é, acima de tudo, um ato de coragem”.
O coronel Fernando destaca ainda que os investimentos do Governo do Estado e a valorização profissional na instituição tornam mais atraentes o sonho de ser policial militar em Mato Grosso.
“Mas também sabemos que esses novos soldados, assim como toda a corporação, contam com um respaldo imenso do Governo do Estado que nos proporcionou mais de R$ 237 milhões em investimentos mais que excelentes em armamentos, tecnologias e infraestrutura para que o trabalho seja exercido da melhor forma possível, protegendo toda nossa população e dando tolerância zero ao crime em nosso Estado”, finaliza o comandante-geral.