
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, amplia o alcance do Programa Qualifica Turismo e passa a ofertar cursos gratuitos diretamente nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A iniciativa tem o objetivo de ampliar oportunidades de qualificação e aproximar as capacitações dos moradores dos bairros.
Nesta etapa, dois cursos passam a integrar a programação nos Cras. O curso de Artesanato - Pintura em Tecido será realizado no Cras do bairro Boa Esperança e o curso de Mídias Digitais para a Melhor Idade será no Cras do Jardim Paulista. As formações envolvem economia criativa e empreendedorismo com foco nos públicos atendidos pela rede socioassistencial.
As inscrições para o curso de Artesanato - Pintura em Tecido acontecem nesta quinta-feira (22), das 13h30 às 17h, no Cras Boa Esperança. Já o curso de Mídias Digitais para a Melhor Idade terá inscrições na próxima segunda-feira (26), das 13h30 às 17h, no CRAS do Jardim Paulista. As vagas são gratuitas e destinadas aos usuários das unidades.
A proposta da gestão municipal é descentralizar o acesso à qualificação profissional e garantir que moradores de regiões mais afastadas do centro tenham as mesmas oportunidades de capacitação, principalmente em áreas que dialogam diretamente com a economia criativa e o empreendedorismo local.
Para a diretora de Turismo de Sinop, Leidiane Viegas, a ação reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento do turismo de forma mais inclusiva. “O turismo se fortalece quando gera oportunidades para as pessoas. Levar os cursos do Qualifica Turismo para os bairros, em parceria com a Assistência Social, é uma forma de democratizar o acesso à qualificação, valorizar talentos locais e preparar a comunidade para atuar em atividades que movimentam a economia e promovem inclusão social”, destacou.
Já para a secretária de Assistência Social, Sineia Abreu, a parceria demonstra o cuidado da gestão municipal com as pessoas. “Essa ação reflete o cuidado do prefeito Roberto Dorner e do vice-prefeito Paulinho Abreu ao reforçar o fortalecimento dos vínculos sociais e ampliar as oportunidades de superação das vulnerabilidades por meio dos cursos de qualificação, especialmente para as mulheres e os idosos atendidos em nossas unidades. Essa parceria representa mais proteção, mais cuidado e mais oportunidades para a população sinopense”, afirmou.
Os cursos ocorrem no Cras Boa Esperança, localizado na Rua Benedita Nogueira, s/n, Jardim Boa Esperança, e no Cras Jardim Paulista, na Rua da Aclimação, nº 761, Jardim Paulista. As unidades atuam como espaços de aprendizado, convivência e fortalecimento comunitário.
A ampliação do Qualifica Turismo nos Cras integra uma estratégia mais ampla da Prefeitura de Sinop para aproximar políticas públicas da população, estimular novas habilidades e incentivar a autonomia financeira. O programa segue com a proposta de ofertar capacitações que geram oportunidades reais, fortalecem o turismo e impulsionam a economia local de forma inclusiva.
