Prefeitura de Sinop intensifica trabalhos de limpeza urbana; serviços se concentram na Avenida Integração nesta quinta (22)
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, intensifica os trabalhos de limpeza urbana com o intuito de aumentar a s...
Por: RedaçãoFonte: Prefeitura de Sinop - MT
22/01/2026 às 13h18
Adriana Reis
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, intensifica os trabalhos de limpeza urbana com o intuito de aumentar a segurança da população e evitar pontos e locais que se tornem criadouros do mosquito da dengue (Aedes aegypti). O trabalho de capinagem se concentra, nesta quinta-feira (22), no canteiro central da Avenida Integração.
Os trabalhos começaram logo nas primeiras horas da manhã, com uma grande quantidade de trabalhadores focados na remoção de capim e entulhos acumulados no canteiro central da avenida. A execução segue um cronograma criado pela pasta, priorizando os locais com maior incidência e concentração, em metragem, de mato alto. “É um período bastante difícil para manter a cidade organizada, devido ao aumento do volume de chuva, que favorece o crescimento do capim, mas estamos focados na resolução do problema. Nesta quinta, uma grande equipe realiza a limpeza e, após a conclusão, seguiremos para outros pontos da cidade com maior prioridade”, comentou o secretário Vilmar Scherer.
Continua após a publicidade
Na semana passada, a Secretaria mobilizou maquinários para a remoção de entulhos, como móveis velhos, restos de construção civil, podas de grama e árvores, roupas e sacos de lixo residencial. “São materiais que a própria população descarta irregularmente, mas nossos servidores da Obras estão empenhados e trabalhando incansavelmente nessas limpezas. No entanto, não podemos esquecer que manter a cidade limpa é um dever de todos; por isso, precisamos do apoio da população para somar conosco”, disse Scherer.
Um morador que acompanhava a execução dos trabalhos aproveitou a oportunidade para conscientizar os demais moradores sobre a atitude inadequada de descarte de resíduos pessoais. “Eu gostaria de fazer um apelo às pessoas, aos meus vizinhos, a todos os moradores, para cuidar da nossa avenida! Uma avenida bonita como esta aqui, a gente cuida, mas as pessoas não respeitam: vêm e jogam lixo. Isso não deveria acontecer”, salientou, ao apontar que essa prática, além de trazer danos à saúde pública, ofusca a beleza da cidade.
Fiscalização
O descarte de resíduos sólidos e massa verde em locais públicos é considerado, por lei, crime ambiental, e quem pratica tal ação fica passível de multa. O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Klayton Gonçalves, pede ajuda da população na fiscalização. “A população pode nos ajudar nesse processo. Ao ver alguém descartando lixo em local inadequado, tire uma foto ou faça um vídeo, de preferência registrando a placa do veículo, e nos encaminhe pelo WhatsApp, no número (66) 9.9651-2891, que faremos os trâmites para registrar a multa”, disse.
Onde descartar resíduos sólidos?
A Prefeitura conta com um Depósito de Resíduos Sólidos, localizado na Estrada Adalgisa, disponível à população para recebimento de “massa verde” — resíduos de podas, galhos, grama e similares — sem limite de volume máximo, e até 5 m³ (cinco metros cúbicos) de resíduos sólidos e volumosos, como móveis e restos de construção civil.
Para isso, o munícipe deve levar os resíduos até o depósito — por meios próprios ou contratando empresa especializada —, preencher a ficha disponibilizada na entrada/guarita e acessar o espaço para a descarga.
Adriana ReisAdriana ReisAdriana Reis
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.