
O atleta Túlio Filho, de 17 anos, conquistou a medalha de ouro e o título de Campeão Europeu de Jiu-Jitsu, em competição realizada, nesta quarta-feira (21.1), em Lisboa, Portugal, pela Confederação Internacional de Jiu-Jitsu (IBJJF). Desde os 8 anos de idade, Túlio integra o projeto social do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), da Polícia Militar de Mato Grosso.
Essa foi a segunda vez do atleta representando o Estado na Europa, em 2025 Túlio ficou em segundo lugar na categoria "adulto meio pesado". O jovem relatou o quanto a prática esportiva foi um divisor de águas na sua vida.
"O jiu-jitsu transformou a minha vida completamente. O esporte me ensinou a ter disciplina e seguir um caminho certo na minha própria vida. O jiu-jitsu Rotam foi um grande divisor de águas, pois eu consegui realizar meus sonhos. Foi a minha segunda vez vindo a Europa e consegui conquistar o título de campeão europeu que eu sempre almejava. Só tenho agradecer aos instrutores, meus pais e amigos pelo apoio e incentivo", declarou Túlio Filho.
O comandante do Batalhão de Rotam, tenente-coronel Fábio Alves Ribeiro, enfatizou que a vitória representa não apenas o talento individual do atleta, mas também o resultado de um trabalho contínuo de formação esportiva, disciplina e cidadania promovido pelo projeto social da unidade.
"A iniciativa tem transformado a vida de dezenas de jovens por meio do esporte, incentivando valores como respeito, superação e trabalho em equipe. Cada medalha conquistada é reflexo do compromisso da Rotam com o desenvolvimento humano e social. Ver um atleta formado dentro da nossa unidade alcançar o topo da Europa é motivo de orgulho para toda a corporação”, declarou tenente-coronel Fábio Alves Ribeiro.
Destaque internacional
Em 2024, o atleta Felipe Leonardo, integrante do projeto social de jiu-jitsu da Rotam, trouxe para o Estado dois importantes e grandes títulos internacionais conquistados em Roma, na Itália. Felipe garantiu medalhas de ouro no Open Roma e no Campeonato Europeu, da IBJJF.
Para o terceiro-sargento PM Victor Carvalho Paz, um dos coordenadores e professores do projeto, o resultado reforça a importância do esporte como instrumento de transformação social.
“Cada medalha representa mais do que um resultado no tatame, é a conquista de jovens que acreditaram em um caminho de disciplina, respeito e superação. O projeto nasceu com o propósito de formar cidadãos, e ver esses atletas levando o nome da Rotam e de Mato Grosso a um campeonato internacional é motivo de muito orgulho para todos nós”, finalizou.