
A política pública financeira adotada pela Prefeitura de Sinop tem se consolidado como um importante vetor de desenvolvimento econômico e segurança jurídica para o setor produtivo, especialmente na construção civil. A recente atualização da legislação do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) já começa a gerar resultados concretos, com reconhecimento público de lideranças estaduais do mercado imobiliário.
O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso (Creci-MT), Claudecir Conttreira, destaca a condução responsável e estratégica da gestão municipal. Segundo ele, a nova legislação representa um ambiente favorável ao investimento e à geração de empregos, a ponto de influenciar diretamente decisões empresariais e profissionais.
“Com essa política as empresas dirão: 'eu vou para Sinop, não vou ficar na capital'. Não compensa. O prefeito Roberto Dorner [...] reduziu em 2% o ISS para construtoras que atuam na linha econômica. Ele incentivou a vinda de outras construtoras. Vocês têm ideia de quantos bilhões isso significará, por exemplo, no universo de 500 mil unidades habitacionais que uma grande empresa pretende construir?”, afirmou o presidente do Creci-MT, ao elogiar os incentivos previstos na nova lei do ISSQN.
A Lei Complementar nº 226/2025, em vigor desde 20 de outubro, reduziu a alíquota do ISSQN para a construção civil de 4% para 2% e instituiu um sistema de descontos progressivos que beneficia o contribuinte conforme a forma de pagamento. Para quem opta pelo pagamento em parcela única, o desconto chega a 38%. Já o parcelamento em até seis vezes garante redução de 33%, e em até 12 vezes, desconto de 28% nos anos de 2025 e 2026. Em 2027, o abatimento à vista será de 33%.
A medida que altera e, ao mesmo tempo, concede benefícios para quem investe em Sinop, foi uma construção a várias mãos: Prefeitura de Sinop (Secretaria de Finanças e Orçamento, também Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação), Câmara Municipal de Sinop, setor de contabilistas e profissionais da construção civil de Sinop. Para a secretária de Finanças, Ivete Mallmann, a medida é resultado de uma atualização necessária do Código Tributário Municipal, alinhada a novos entendimentos jurídicos e construída com diálogo institucional.
“Um dos nossos melhores atrativos hoje, é a construção civil, tanto na geração de emprego e renda quanto na atração de investidores. Para o município, isso retorna por meio de impostos. Por isso, para nós, a redução da alíquota faz um diferencial e contribui para que atraíamos cada vez mais investimentos para o nosso município. Esperamos que, no ano de 2026, possamos sentir ainda mais esses avanços. Sabemos que, com a reforma tributária, em 2033 não haverá mais a incidência do ISS, pois ele será extinto em razão do novo IBS, mas até lá o município de Sinop é um município atrativo e importante no âmbito da construção civil do estado de Mato Grosso”, pontuou Ivete.
Para Conttreira, a iniciativa adotada pela administração do prefeito Roberto Dorner demonstra visão de futuro. Ele avalia que a redução da carga tributária funciona como um verdadeiro indutor de novos empreendimentos, capaz de movimentar bilhões de reais em investimentos. “Quando você cria um ambiente favorável, as empresas fazem conta. E Sinop hoje apresenta um cenário extremamente atrativo para quem quer investir”, destacou.
A secretária de Planejamento Urbano e Habitação, Scheila Pedroso, ressaltou que Sinop vive um dos maiores ciclos de crescimento urbano do país e que a construção civil é peça-chave nesse processo. “A política pública financeira é uma aliada estratégica do planejamento urbano. Medidas como a redução da alíquota do ISS ajudam a criar um ambiente seguro e atrativo para quem deseja investir em Sinop, especialmente no setor da habitação. Isso demonstra visão de futuro, porque permite que a cidade cresça de forma planejada, com mais empreendimentos, mais moradia e desenvolvimento urbano alinhado às diretrizes do município”, comentou ela.
Com uma política fiscal equilibrada, baseada no diálogo e na previsibilidade, Sinop se consolida como um município que alia crescimento econômico, responsabilidade financeira e estímulo ao setor produtivo — características que reforçam sua posição de destaque no cenário estadual e nacional.
Profissionais e cidadãos que desejarem mais informações sobre a nova legislação podem procurar a Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação ou a Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC), localizadas na avenida Governador Júlio Campos, nº 1.232, no Setor Comercial de Sinop.