
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quarta-feira (4.2), a Operação Fio da Meada, para o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão contra uma facção criminosa envolvida em crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Nova Xavantina.
Os mandados foram decretados pela Justiça com base em investigações conduzidas pela Delegacia de Nova Xavantina, dentro de um trabalho investigativo contínuo, voltado à identificação de integrantes de facções criminosas e à desarticulação de práticas ilícitas na região.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, um dos alvos foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, enquanto outros foram conduzidos à unidade policial para apuração de condutas relacionadas ao mesmo crime.
Ao longo das buscas, foram apreendidos aparelhos celulares, documentos e outros materiais, que serão analisados e poderão contribuir de forma significativa para o avanço das investigações.
Segundo o delegado Flávio Leonardo Santana Silva, a apreensão de materiais vinculados aos membros da facção tem o objetivo de esclarecer detalhes sobre o funcionamento do grupo criminoso, a forma de atuação e a identificação de outros possíveis envolvidos.
“Com a operação, a Polícia Civil reforça seu compromisso com o enfrentamento às facções, com foco na identificação de suspeitos, dos crimes praticados e na responsabilização de todos os envolvidos”, disse o delegado.
A operação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil, por meio da Operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, que tem intensificado o combate às facções criminosas em todo o Estado.