Os palmeirenses de Lucas do Rio Verde tiveram uma noite de confraternização na sexta-feira. Vestidos com camisas que marcaram época e modelos mais recentes, os palestrinos se encontraram no CTG e viveram momentos de descontração e relembraram juntos jogos históricos do time que celebrou 101 anos no mês passado.
De acordo com Fabrício Mocheuti, um dos organizadores do evento, essa é a segunda vez que os palmeirenses se reúnem. A outra vez foi em 2009. O objetivo da confraternização, segundo Mocheuti, é permitir que os alviverdes luverdenses se conheçam. “É uma festa bacana, a gente resolve reunir a família palmeirense de Lucas do Rio Verde, um ambiente familiar, momento de confraternizar”, descreve, acrescentando que o momento é ideal para conhecer aqueles que se conhecem apenas pelas redes sociais. “De repente a gente só se fala pelos grupos de whattsapp, e aí a gente se reúne passar uma noite legal, ver o Palmeiras, sentir as conquistas, pelos vídeos, a criançada crescendo e vendo tudo isso”, citou.
A festa se assemelha à realizada por torcidas de outros clubes tradicionais entre os luverdenses, Grêmio e Internacional. Segundo Fabrício, o objetivo não é rivalizar, já que ele mesmo já prestigiou encontros de colorados e gremistas e recebeu, nesta sexta-feira, torcedores das equipes gaúchas. “Não há competição de festa, pra ver qual é maior”, disse, reconhecendo que os dois times sulistas têm maior torcida no município até em razão da colonização de Lucas do Rio Verde, feita por imigrantes vindos principalmente do Rio Grande do Sul.
Além do momento de confraternização, o encontro, que contou com a temática alviverde desde a entrada do CTG, busca fortalecer o elo com as futuras gerações. Fabrício conta que essa tarefa é facilitada pelo próprio time do município, que participa da Série B, disputando jogos com times tradicionais do futebol brasileiro e que tem as cores do Palmeiras. “As crianças já começam a gostar de futebol e torcer pro Luverdense e Palmeiras, os dois são verdes, acho que tem sintonia, sinergia”, celebrou.
O Palmeiras surgiu no dia 26 de agosto de 1914. Fundado por imigrantes italianos, seu primeiro nome foi Società Sportiva Palestra Italia. Em 1942, quando estava estabelecida como uma força do futebol paulista, a equipe foi obrigada a trocar de nome, passando a se chamar Sociedade Esportiva Palmeiras em decorrência da Segunda Guerra Mundial. O Palmeiras foi campeão paulista logo em sua primeira partida com o novo nome. Foram, ao todo, 22 títulos estaduais. Um dos times mais famosos da história do clube alviverde foi o chamado de "Academia de Futebol", das décadas de 1960 e 70, liderado por Ademir da Guia - um dos poucos elencos que faziam frente ao Santos de Pelé. Pelos diversos títulos conquistados no século 20, o time alviverde é chamado pelos torcedores como campeão do século.