
Em 2025, graças à coleta seletiva, mais de 2 mil toneladas, ou seja, mais de 2 milhões de quilos de recicláveis deixaram de ir para o Aterro Sanitário, deixaram de virar lixo e vão ter uma nova chance na indústria. O volume corresponde a 170 toneladas por mês ou 7 toneladas por dia.
Todo o trabalho é executado por equipes da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra), via programa Eco Sorriso, que reúne todas as ações de sustentabilidade da Prefeitura. O volume de resíduos destinados à reciclagem foi coletado tanto na modalidade “porta a porta”, quanto nos ecopontos espalhados pela cidade.
Na “porta a porta”, cada morador armazena em um saco de ráfia todos os itens recicláveis, e a equipe passa uma vez por semana para fazer o recolhimento. Podem ser acondicionados no saco embalagens de plástico, papel, papelão, metal (alumínio, ferro, cobre), sacos plásticos, isopor, e embalagens tetra pak (caixinhas de suco e leite).
Ah, mas e o vidro? Ele não é reciclável? Opa! É sim. Mas para não trazer risco às pessoas que atuam na coleta seletiva, as embalagens de vidro devem ser levadas aos ecopontos. “É importante ressaltar que todos as embalagens precisam estar totalmente livres de resíduos”, lembra a coordenadora do Eco Sorriso, Rawena de Oliveira.
Atualmente, a coleta seletiva “de casa em casa” faz parte da rotina dos moradores de 80% da cidade, e o titular da Sintra, Milton Geller, adianta que ainda no primeiro semestre a coleta deve ser universalizada no Município.
Confira a lista e o cronograma da coleta seletiva porta a porta:
Segunda-feira: Rota do Sol; Jardim Primavera; Jardim Bela Vista; Vitória Régia; Parque Universitário; Taiamã 1; São Mateus; Industrial 2 e Industrial 1 (da Rua Lions Club até a Rua Tangará);
Terça-feira: Santa Clara I e II; Monte Líbano I e II; Benjamin Raiser; Jardim Amazônia; Jardim Itália; Recanto dos Pássaros; Novos Campos e Industrial 1 (da Rua Lions Club até a MT-242);
Quarta-feira: São Francisco; Estrela do Sul; Jardim Ocidental; Alphaville; Santa Bárbara; Village I e II; Vila Romana; Portal Kaiabi; Jardim Tropical; Jardim Califórnia; Boa Esperança 1 e 2; e Fraternidade;
Quinta-feira: Centro-Norte; Jardim das Acácias; Vila Bela e São Domingos;
Sexta-feira: Bom Jesus, Centro Sul; Jardim Alvorada; Novo Horizonte 1, 2 e 3; Nova Aliança; Morada do Sol; e Porto Alegre;
Sábado: Mário Raiter, Juscelino Kubitschek; Jardim das Américas; Santa Mônica; DIC Nova Prata; Santa Maria 1 e 2; Terra Brasil e Brasil Norte.
Ecopontos
Coleta de Resíduos Volumosos: Nesta modalidade, feita, mais ou menos, a cada dois meses, de acordo com calendário específico, são retirados itens como eletrodomésticos velhos e inservíveis e os resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim.
Coleta Seletiva: É a coleta do que não é lixo e pode ter vida nova na indústria. São os chamados materiais recicláveis, como papel, papelão, plástico, alumínio (e outros metais), e isopor. Esta coleta é feita uma vez por semana. Como esta coleta não contempla ainda todos os bairros da cidade, estes itens também podem ser levados aos ecopontos.
Coleta de lixo doméstico: Esta é a coleta do lixo úmido, que destina ao aterro sanitário os resíduos como restos de alimentos e dejetos.
Preste atenção na diferença entre as coletas
Coleta de Resíduos Volumosos:Nesta modalidade, feita, mais ou menos, a cada dois meses, de acordo com calendário específico, são retirados itens como eletrodomésticos velhos e inservíveis e os resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim.
Coleta Seletiva:É a coleta do que não é lixo e pode ter vida nova na indústria. São os chamados materiais recicláveis, como papel, papelão, plástico, alumínio (e outros metais), e isopor. Esta coleta é feita uma vez por semana. Como esta coleta não contempla ainda todos os bairros da cidade, estes itens também podem ser levados aos ecopontos.
Coleta de lixo doméstico:Esta é a coleta do lixo úmido, que destina ao aterro sanitário os resíduos como restos de alimentos e dejetos.
Tem alguma dúvida sobre a limpeza urbana? Entre em contato com o 66 99603 7730.
Texto: Nádia Mastella
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).