Quinta, 12 de Fevereiro de 2026
20°C 21°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Deputado Carlos Avallone abraça o Carnaval cuiabano

Parlamentar apoiou várias agremiações carnavalescas que geram diversão, alegria, emprego e renda

Redação
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MT
12/02/2026 às 12h48
Deputado Carlos Avallone abraça o Carnaval cuiabano
Foto: Ronaldo Mazza

O deputado Carlos Avallone (PSDB) é grande incentivador do Carnaval 2026 em Cuiabá, apoiando vários blocos históricos como o Tradição do Araés, que apresentou o samba-enredo “Os Gentis do Araés”. Morador do bairro ao lado da esposa e vereadora Maria Avallone, o deputado apoiou o bloco que representa o bairro onde surgiram boa parte das agremiações carnavalescas da capital.

Avallone apoiou também o bloco Banana da Terra, que abriu a programação dos desfiles na sexta-feira, comemorando seus 30 anos de história. Surgido também no Araés a partir da união de amigos após o fim do bloco Beleza Pura, em 1996, o grupo levou à passarela um samba-enredo que celebrou três décadas de magia e resistência cultural. Passistas carregavam bandeiras em homenagem a ícones do carnaval da capital como Clemance Saldanha, conhecida como ‘Pretinha’, carnavalesca histórica e moradora do Araés, que faleceu em dezembro de 2025.

Continua após a publicidade
Anúncio

O deputado ainda contribuiu com o bloco “Agora Q Q Esse” o grande vencedor entre os blocos carnavalescos com um enredo que resgatou os carnavais cuiabanos das décadas de 1960 e 1970. O desfile trouxe homenagens ao artista Liu Arruda, figuras folclóricas como o Zé Pereira e o Januário, além de alas que lembraram as matinês infantis, o tecido chita e personagens tradicionais como o Pierrot.

Interior -Avallone também contribuiu para a promoção do carnaval de Chapada dos Guimarães, através dos blocos Unidos da Aldeia e do Farofa Cuiabana, que desfilará no próximo domingo. “O Carnaval é a grande festa da cultura brasileira, que atrai milhares de foliões em todos os estados e em Mato Grosso, movimentando a economia local e regional e gerando também emprego e renda para diversos pequenos comerciantes e empreendedores. Por isso apoiei várias agremiações entendendo a importância do Carnaval para as comunidades, para a promoção da nossa cultura regional e do lazer com segurança e infraestrutura adequada”, destacou Avallone.

Além de apoiar diretamente as agremiações, o deputado também intercedeu junto ao governo do Estado para viabilizar um investimento de R$ 2,1 milhões através da Secretaria da Casa Civil, assegurando recursos para as duas escolas de samba e sete blocos. Além disso, os recursos foram usados em infraestrutura e atrações da músicos de renome nacional na Arena Pantanal.

A Arena Pantanal foi a passarela do samba pelo segundo ano consecutivo, atraindo mais de 10 mil pessoas por dia de folia. A festa organizada pela Liga Independente dos Blocos e Escolas de Samba de Cuiabá, foi antecipada em uma semana para que os foliões possam desfrutar do período tradicional da festa entre 13 a 17 de fevereiro, em outros eventos na capital e em outras cidades mato-grossenses.

Nesta sexta-feira (13) a comunidade do Araés realiza o carnaval do bairro, no entorno do Centro Comunitário, com apoio do deputado, da vereadora Maria Avallone e da Secretaria de Estado de Cultura.

Carnaval de Respeito- O deputado Avallone também está participando das ações da campanha lançada pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, intitulada “Um Carnaval de Respeito: Festa Boa é Sem Violência”, voltado à proteção das mulheres durante o período carnavalesco. A iniciativa tem como foco a prevenção de casos de violência e importunação sexual, além da divulgação de informações sobre os canais de apoio disponíveis.

Um dos procuradores da Assembleia Legislativa, ao lado do deputado Valdir Barranco (PT), Avallone lembrou que a campanha busca garantir que as mulheres saibam como agir e onde buscar ajuda em situações de risco. Ele destacou que a Assembleia Legislativa deixa de ser apenas observadora e assume papel ativo na defesa dos direitos das mulheres durante a festa. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.