Segunda, 16 de Fevereiro de 2026
20°C 27°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Agronegócio avança em soluções para eficiência energética

O agronegócio tem avançado em questões relacionadas à transição energética, na busca por aumento de produtividade, redução de custos, previsibilida...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Dino
16/02/2026 às 14h52
Agronegócio avança em soluções para eficiência energética
Freepik

A transição energética tem sido tema recorrente no agronegócio brasileiro, especialmente diante da necessidade de garantir estabilidade operacional em áreas afastadas dos centros urbanos. Em 2024, o agronegócio representou aproximadamente 23,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, segundo dados divulgados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

A expansão da produção agropecuária e os desafios relacionados à infraestrutura são temas abordados em publicações técnicas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), disponíveis em sua área oficial de estudos.

Continua após a publicidade
Anúncio

Diante desse cenário, empresas do setor energético têm observado maior interesse por soluções que combinam diferentes fontes de energia. Segundo a Tecnogera, empresa brasileira que atua no fornecimento de soluções de segurança energética, sistemas híbridos — que integram geradores, energia solar e armazenamento — podem contribuir para maior previsibilidade operacional em regiões com limitações na rede elétrica.

O uso de baterias em aplicações estacionárias é tema do relatório "Batteries and Secure Energy Transitions", publicado pela International Energy Agency (IEA). O documento informa que o custo das baterias de íon-lítio caiu mais de 85% entre 2010 e 2023, ampliando sua aplicação em diferentes setores.

O relatório também aborda o reaproveitamento de baterias originalmente utilizadas em veículos elétricos para aplicações estacionárias.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) disponibiliza publicações técnicas relacionadas a energia no meio rural em sua base oficial de pesquisas.

Já a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), publica estudos sobre planejamento e expansão do setor elétrico brasileiro, incluindo documentos técnicos sobre infraestrutura energética. 

Para a Tecnogera, que atua há 19 anos no setor de segurança energética, o agronegócio tem apresentado demanda por soluções estruturais voltadas à continuidade operacional. Segundo a gerente de comunicação da companhia, Maysa Calmona, o mercado tem buscado alternativas que combinem diferentes fontes energéticas e monitoramento remoto.

"Estamos aplicando nossa experiência com baterias de lítio, sistemas híbridos e monitoramento remoto para oferecer ao produtor rural mais previsibilidade energética", afirma Maysa Calmona.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.