Sábado, 21 de Fevereiro de 2026
21°C 28°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Segurança na travessia urbana: concessionária atende apelo de Lucas do Rio Verde e garante semáforos na BR-163

Medida emergencial visa destravar o trânsito e reduzir acidentes no perímetro urbano; projeto definitivo de R$ 150 milhões para desviar veículos pesados será protocolado na ANTT

Redação
Por: Redação Fonte: Robson Alex - MT Agora
21/02/2026 às 08h57 Atualizada em 21/02/2026 às 09h24
Segurança na travessia urbana: concessionária atende apelo de Lucas do Rio Verde e garante semáforos na BR-163

A fluidez e a segurança no trânsito da BR-163, no trecho que corta Lucas do Rio Verde, ganharão um reforço importante nos próximos meses. A concessionária Nova Rota do Oeste confirmou a instalação de dois conjuntos semafóricos nas travessias urbanas da rodovia. A decisão foi selada durante uma reunião em Cuiabá que contou com a presença de diretores da empresa, do prefeito em exercício, Joci Piccini, e do presidente da Câmara Municipal, vereador Airton Callai.

A medida atua como uma solução emergencial para mitigar os transtornos enfrentados diariamente por motoristas luverdenses enquanto a obra definitiva do Contorno Viário não é concluída.

Continua após a publicidade
Anúncio

Fim do Gargalo nas Avenidas
De acordo com o projeto discutido, os semáforos serão instalados em dois dos pontos mais críticos de estrangulamento de tráfego durante os horários de pico: um na Avenida Goiás (sentido Avenida Vitória Régia) e o outro na Avenida das Nações.

A expectativa do Legislativo municipal é de que o tempo de espera nas travessias, que hoje chega a durar até 10 minutos, seja reduzido pela metade. "Enquanto o contorno não se concretiza, a gente vai melhorar a nossa situação com sinaleiras, para termos um trânsito muito melhor e com menos condições de acidente", destacou o prefeito em exercício, Joci Piccini.

A demanda, que já recebeu sinal verde da concessionária, segue agora para os trâmites burocráticos de aprovação junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

A Solução Definitiva: O Contorno Viário
Durante o encontro, a Nova Rota do Oeste também trouxe atualizações sobre a obra mais aguardada da região. O projeto do Contorno Viário de Lucas do Rio Verde já se encontra em fase avançada e será protocolado na ANTT nos próximos dias.

Representando um investimento superior a R$ 150 milhões — uma demanda histórica encabeçada pelo prefeito Miguel Vaz —, a obra tem como objetivo desviar o tráfego pesado de caminhões e carretas do coração da cidade. Além de agilizar o escoamento da safra agrícola, o contorno trará uma mudança urbanística estrutural: assim que a nova rota for inaugurada, o trecho atual da BR-163 que corta Lucas do Rio Verde será municipalizado, transformando-se oficialmente em uma avenida urbana.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.