
Tecidos a base de algodão em que serão retratadas as forças da terra como o milho, a soja, o pescado de água doce, a produção bovina e suína, além da fauna local como a abelha - responsável pela polinização das lavouras de Sorriso; e na passarela pessoas reais, rostos que andam e vivem nos bairros sorrisenses. Essa é a proposta do Sorriso Fashion Week 2026 com o slogan “A capital do agro veste o futuro”. A proposta do projeto foi apresentada pelo produtor Edson Guilherme nesta tarde, 03 de março, ao prefeito de Sorriso, Alei Fernandes, à primeira-dama e secretária da Mulher e da Família, Mara Fernandes.
“O Edson trouxe a proposta da moda que impacta realidades para a capital do agro. O conceito vai muito além das tendências de um desfile, ele perpassa a cultura e a identidade sorrisense com uma proposta de moda inclusiva e com foco na produção local”, avalia Mara. “Nós produzimos algodão, porque não produzir o tecido e criar uma marca sorrisense? O Edson nos faz essa provocação com esse projeto”, acrescenta Alei.
Segundo Edson, a intenção é mostrar para a cidade que qualquer um pode ser modelo. “É um projeto inclusivo que visa empoderar pessoas ao mesmo tempo que traz a moda como parte integrante da identidade local”, diz o responsável pela criação MT Fashion Chita que virou marca registrada. No currículo, o produtor traz os eventos já realizados na capital e em outras cidades do estado, sempre respeitando a identidade, originalidade de cada espaço e presando pela inclusão. “Pessoas, elas são a força que move tudo”, diz.
“A ideia aqui é criar looks conceituais que depois poderão compor exposições locais e, além disso, dar oportunidade para que lojistas locais vistam sorrisenses que estarão na passarela”, explica. Conforme o produtor, o conceito inicial do tecido de algodão será criado por ele; os croquis serão confeccionados por costureiras locais e cada peça será customizada por artesãos sorrisenses. Quem se inscrever para participar também receberá dicas de postura e passarela. O projeto todo deve ser finalizado com um grande desfile inicialmente previsto para setembro. “Tudo será gratuito. A única contribuição que pedimos é a oferta de alimentos por parte das lojas participantes e de quem for assistir o SFW 2026”, frisa.
O lançamento oficial do projeto está agendado para o dia 08 de abril, às 9 horas no Auditório Farroupilha no Centro de Eventos Ari José Riedi. “Temos certeza que esse será um marco na história da cultura, da moda, da produção e da industrialização sorrisense. Isso sem contar na potencialidade humana que é quem estará em evidencia”, comemora Mara.
Também participaram da reunião de apresentação do projeto a secretária de Assistência Social, Daniela Marsola; a adjunta da Mulher e da Família, Ana Paula Carvalho; o secretário-adjunto de Cultura, Francisco Guimarães e o presidente do Legislativo, Rodrigo Materazzi.
Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Româlo Bessa
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).