
Quando falamos em imagem pessoal, logo associamos a ideia à nossa aparência estética e à forma como estamos nos vestindo. No entanto, não basta andar com roupas alinhadas, sapatos limpos e cabelo arrumado, a maneira como nos comportamos no ambiente de trabalho também é essencial e determina como nossos colegas e nossos chefes nos enxergam.
Uma recente pesquisa da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, comprovou que dois terços das demissões nos ambientes empresariais são causados por dificuldades de relacionamento com os colegas, por isso, além da competência técnica, é fundamental que o funcionário desenvolva um convívio saudável e hábitos educados que favoreçam a criação de um ambiente de trabalho agradável.
Por isso, selecionamos oito dicas que podem te ajudar a tornar sua imagem o mais positiva possível. Confira.
Educação
Ser um funcionário educado é o primeiro passo para o sucesso dentro da empresa. Cumprimentar todos os colegas é uma boa forma de começar o dia de trabalho. Além disso, procure sorrir sempre que possível, o hábito transmite otimismo e positividade e ainda abre uma canal para diálogo sempre que for preciso, evitando conflitos e fazendo com que as pessoas te vejam de forma mais amistosa.
Claro, às vezes, os problemas pessoais acabam deixando nosso dia um pouco mais complicado, mas, na medida do possível, evite descontar as angústias nos colegas.
Pontualidade
A pontualidade é um dos principais pontos que refletem o comprometimento com o trabalho, por isso, é fundamental estar sempre de olho no relógio para não se atrasar e evitar as faltas sempre que possível. Uma pessoa pontual transmite confiança e comprometimento aos colegas.
Ética e conduta
Sempre que for começar a trabalhar em um ambiente novo, procure se inteirar dos princípios defendidos pela empresa. Dessa maneira, é possível se comportar de acordo com aquilo que é esperado de cada funcionário.
Organização
Ser organizado é uma forma de otimizar o tempo e transformar o espaço de trabalho em um ambiente mais confortável. Além disso, dedicar-se à organização das coisas dentro do escritório transmite seriedade e cuidado.
Postura
Procure manter uma postura correta, evitando se sentar de qualquer jeito. Ficar largado na cadeira demonstra desleixo e pode fazer mal à coluna em longo prazo. Mantenha-se confortável, porém ereto.
Uso do celular
Dependendo do ambiente de trabalho, o uso do aparelho celular pode ser proibido. Mas mesmo nos locais permitidos, evite as distrações e as ligações pessoais quando possível.
Lembre-se de deixar o celular em modo silencioso e evite falar alto ao telefone. Além dos celulares, preste atenção à política de empresa quanto às redes sociais.
Comunicação
Se comunicar corretamente com as pessoas é uma ótima forma de transmitir sensações positivas e criar vínculos saudáveis. Quando for se dirigir a alguém, acerte o tom de voz e escolha as palavras certas, sempre olhando nos olhos do outro enquanto conversa. Evite distrações e procure ser bem claro e objetivo.
Uma solução inteligente para quem tem dificuldade em se comunicar é investir nos cursos de oratória, que podem te ajudar a superar a timidez e o medo de falar em público durante apresentações.
Humor
Bom humor é sempre bem-vindo em qualquer lugar. E, às vezes, pode ser um fator determinante dentro de uma empresa. O riso facilita o trabalho e a descontração costuma ser positiva para aliviar o stress da rotina diária, mas é preciso cuidado para não exagerar na dose, invista apenas nas brincadeiras saudáveis e nunca ofenda ninguém.