O primeiro treino livre para o GP da China, na madrugada desta sexta-feira, teve três estouros de pneus, que provocaram duas interrupções com bandeira vermelha. Dois deles aconteceram com Felipe Massa, da Williams, e um com Kevin Magnussen, da Renault. Nos três incidentes, o composto problemático foi o traseiro esquerdo, deixando a direção de prova e a fornecedora oficial da categoria, a Pirelli, preocupados. Seria coincidência ou algum problema estrutural nos pneus, potencializados por algum fator em comum? Nesta situação, ato do acaso, já que os incidentes nada tiveram a ver com problemas causados pelos pneus, mas por fatores externos. A explosão dupla no composto de Massa aconteceu em função do acerto mal feito do carro, fazendo com que o duto de freio encostasse na roda. Enquanto o problema da Renault foi causado por uma falha na suspensão que fez com que o pneu raspasse no assoalho do carro e rasgasse.
Após ao treino, o chefe técnico da Williams, Pat Symonds comentou o incidente da equipe britânica.
- A falha aconteceu no processo de configuração e acerto do carro. Então, assim que percebemos o que era, conseguimos consertar e evitar problemas à tarde, sessão em que conseguimos uma boa quantidade de voltas – disse Pat Symonds à revista “Autosport”.
Magnussen explicou como a falha da suspensão furou o pneu e como se sentiu dentro do carro na hora em que sentiu o pneu ir pelos ares.
- Foi uma falha na suspensão. Conforme o carro “sentou” na pista, outras partes do pneu entraram em contato com o assoalho e daí o rasgo. Eu estava a 300km/h e senti o carro bobo, dançando na pista. Mas foi tranquilo de controlar, já que eu estava na reta. Apenas tirei o pé do acelerador e parei o carro – revelou o dinamarquês.
Os pilotos voltam à pista na madrugada de sexta-feira para sábado, à 1h (horário de Brasília), para o 3º treino livre, com exibição ao vivo do SporTV e do SporTV Play. A TV Globo transmite o GP da China no domingo, a partir das 3h.