Dia 13 de julho de 2016 ficará para sempre na memória do jovem brasileiro Sérgio Sette Câmara. O mineiro de apenas 18 anos pilotou um carro de Fórmula 1 pela primeira vez em um teste oficial. Foi nesta quarta-feira no segundo e último dia de testes de intertemporada da categoria, no Circuito de Silverstone, palco do GP da Inglaterra do último fim de semana. As equipes aproveitaram a oportunidade para testar peças e ajustes para o restante da temporada. Membro do programa de desenvolvimento de pilotos da RBR, Sette Câmara guiou o carro da equipe coirmã STR.
Ele completou 80 voltas e terminou a sessão com o 9º tempo, 1m34s040, marca melhor que a anotada pelo titular do time, Carlos Sainz, no dia anterior (1m34s643). O brasileiro anotou o tempo durante simulação de corrida, com pneus médios. Ele poderia até ter baixado a marca. No entanto, foi prejudicado por um problema elétrico em seu carro na parte da tarde, justamente quando ele iria fazer sessões de voltas rápidas com pneus macios.
- Foi um bom dia, estou feliz! eu me diverti muito na pista e foi ótimo trabalhar com uma equipe grande em uma pista histórica como Silverstone. Foi ainda mais impressionante pilotar um carro de Fórmula 1 aqui! Foi um dia completo. Eu pilotei consistentemente e saí com uma boa sensação. Gostaria de agradecer a todos da equipe pelo trabalho duro e também à RBR pela oportunidade. É um dia que jamais esquecerei - destacou Sette Câmara.
Engenheiro-chefe da STR, Phil Charles explicou o programa cumprido pelo piloto ao longo do dia e disse ter ficado satisfeito com o trabalho do brasileiro:
- Creio que Sérgio fez um bom trabalho para nós hoje: considerando que é o primeiro dia dele em um carro de F1 em um teste, ele se saiu bem. Durante a manhã, ele completou longos turnos, o que permitiu se adaptar ao carro. Nesse período, ele trabalhou diversos procedimentos e se familiarizou com muitas funções disponíveis no volante. Uma vez que ele começou a estabelecer voltas representativas, no fim da manhã, nós começamos a trabalhá-lo para fazer o melhor uso dos pneus Pirelli. Ele rapidamente conseguiu colocar os pneus na faixa correta de trabalho nas voltas de saída dos boxes. Em seguida, ele começou a ter uma melhor sensação de algumas das complexidades que pode contribuir para o desgaste dos pneus aqui em Silverstone. Na parte da tarde, ele entrou em um programa que acabou um pouco atrapalhado pela chuva que caiu logo após o almoço. Então, infelizmente, ocorreu um problema elétrico no carro assim que ele iniciou este segundo programa. Infelizmente para ele, este programa poderia ter permitido que ele mostrasse uma performance um pouco melhor, baseada em voltas rápidas com pneus macios.
Enquanto Sérgio estava em seu primeiro dia com um F1, um piloto com larga experiência na categoria foi o mais rápido do dia: Kimi Raikkonen, mais velho do atual grid com 36 anos, o dobro da idade do brasileiro. O “Homem de Gelo” da Ferrari fez 1m30s665. Um dos grandes destaques da sessão foi Esteban Ocon. A bordo da Mercedes, o francês de 19 anos, campeão da GP3 em 2015, foi o mais rápido pela manhã e terminou o dia em segundo, com 1m31s212. Ele completou 139 voltas, sendo o piloto que alcançou a maior quilometragem no dia.
Na parte da manhã, Sérgio chegou a perder o controle da STR e rodar parcialmente na curva Club. À tarde, porém, o brasileiro, mais à vontade com o STR11, conseguiu melhorar sua marca, antes de começar uma chuva que atrapalhou a atividade. Pouco depois, um problema elétrico encerrou precocemente os planos da STR para o período da tarde. A sessão contou com outras jovens promessas: Pierre Gasly foi o terceiro com a RBR, Nikita Mazepin foi o quarto com a Force India, Stoffel Vandoorne foi o quinto com a McLaren, Santino Ferrucci ficou em sétimo com a Haas, e Jordan King terminou em 10º com a Manor.
Duas curiosidades marcaram a atividade. O alemão Pascal Wehrlein experimentou os pneus da Pirelli para rodas aro 17, que estrearão na Fórmula 1 no ano que vem, em um carro da Mercedes de 2014. Já a Williams, com Valtteri Bottas, companheiro de Felipe Massa, voltou a testar um aerofólio traseiro duplo, já utilizado em sessões de testes anteriores.
Em 2016, Sette Câmara disputa sua segunda temporada completa na Fórmula 3 europeia, pela equipe Motopark. Após 15 corridas, ele se encontra na 7ª colocação do campeonato, com dois pódios, tendo um 2º lugar como melhor resultado. No ano passado, o brasuca conquistou um pódio no tradicional Masters da F3, em Zandvoort, Holanda. As boas atuações chamaram a atenção da companhia de energéticos, que este ano o contratou para o programa de jovens pilotos que já revelou Sebastian Vettel, Daniel Ricciardo e Max Verstappen.
Em maio, o jovem mineiro teve seu primeiro contato com um F1, ao guiar em uma exibição em Aragón, Espanha, o RBR com que Sebastian Vettel conquistou seu terceiro título de Campeão da Fórmula 1, em 2012. Teste oficial, porém, participou pela primeira vez nesta quarta, em Silverstone.